ACOLHIMENTO – Fundação Adriano Jorge recepciona novos residentes

 

A partir desta sexta-feira, 1º de março, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), recebe 19 novos alunos nos programas de residências médicas, nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia, Traumatologia, Anestesiologia e Otorrinolaringologia, assim como os 5 novos integrantes do Programa de Estágio em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (PECTBMF). Em média, são três anos de Residência Médica. A carga horária é de 60 horas semanais. O estágio em cirurgia buco-maxilo-facial, que não é remunerado, tem duração de 1 ano.

“A programação do acolhimento tem como objetivo informar aos novos integrantes sobre o funcionamento, normas, rotinas do Hospital, procedimentos operacionais, assim como as dinâmicas hospitalares e interação com os setores administrativos da unidade”, informou Diego Carvalho, Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP).

Os novos residentes e estagiários receberam orientações sobre procedimentos internos, foram apresentados para os supervisores de cada programa de residência médica. O Diretor de Assistência Médica (DAM), Sócrates Gomes de Moura, ressaltou que é essencial a continuidade dos programas de residência e aconselhou a todos que aproveitassem imensamente a oportunidade.

O Supervisor de Clínica Cirúrgica, médico José Jorge, falou sobre entender a magnitude das atividades que se iniciam hoje. “Esta FHAJ é de essencial relevância. Observem que esta unidade de saúde é de alta complexidade, atendendo totalmente pelo Sistema Único de Saúde, SUS. Observem a responsabilidade sobre o ombro de vocês, novos residentes e estagiários. Responsabilidade sobre adquirir conhecimento, favorecendo o paciente. O ensino decorre de toda atividade assistencial”.

A diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena, destaca que o Hospital já formou e entregou à sociedade Amazonense 234 médicos especialistas. “A formação médica de qualidade e humanizada é uma de nossas prioridades”, disse.

 

H1N1 –  A diretoria de Assistência Médica (DAM) da FHAJ também realizou palestras sobre fluxo de atendimento e tratativas sobre casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda e H1N1. Foram repassadas orientações para os participantes visando quebrar a cadeia de transmissão, desde o primeiro atendimento.

 

Lançamento – A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) lançou durante o Acolhimento, o Manual de Normas para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC dos Programas de Residência Médicas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).

 

Histórico – A Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2005, oferecendo então 10 vagas – sendo 5 para o programa em Cirurgia Geral e 5 vagas para o de Clínica Médica.

A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Segundo o Ministério da Educação, conforme a Lei nº 6.932, de 07/07/1981, da Presidência da República, a RM constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação (latu sensu), destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. A RM é considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

 

IMG_0026

 

IMG_0028