Atendimento com médicos urologistas beneficia 100 homens na Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ

9

Como parte da programação do Novembro Azul, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (Susam) do Governo do Amazonas, organizou neste sábado (09), atendimento médico a pacientes do SISREG, onde foram beneficiados 100 homens, de 45 – 75, com urologista para detecção precoce do câncer de próstata. A programação foi desenvolvida pelo Médico Urologista Responsável Prof. Dr.Ítalo Cortez, médicos Urologistas da FHAJ, médicos residentes de Cirurgia Geral e acadêmicos da LADU (Liga de Urologia do Amazonas), e demais servidores que atuaram com apoio especifico conforme necessidades.


O diretor-presidente da FHAJ – Dr. Ayllon Menezes, informou que a ação ofereceu aos pacientes palestra de orientação, realização do atendimento, avaliação e encaminhamento ao serviço especializado (nos casos necessários). “Isso é uma iniciativa  que a Fundação Adriano Jorge pretende realizar em outras especialidades, em outro meses que fazem alusão a necessidade de tratamento a outras doenças. É um projeto que a gente vai desenvolver que seja permanente. A Fundação Adriano Jorge é um hospital que faz muitos atendimentos por semana, por esse motivo escolhemos o sábado para realizar esse mutirão. Montamos uma equipe multiprofissional empenhada, comprometida e presente para isso. Estamos fazendo hoje o que fazemos como ideal de vida, cuidar da população e ajudar a promover saúde”, afirmou Dr. Ayllon

“Os 100 homens atendidos na ação foram escolhidos por meio de busca ativa realizada no Sistema de Regulação (Sisreg) para identificar pacientes que estavam aguardando uma vaga para consulta com médico urologista. O objetivo principal é agilizar o atendimento e orientar a população masculina para a importância do autocuidado” explicou o Urologista Dr. Itálo Cortez.

Dr.Ítalo explicou também que os 100 homens que estiveram presentes na FHAJ, foram orientados sobre importância do exame, e que alterações nos exames do PSA levantam suspeita para o câncer de próstata. “Com o resultado desses exames e a consulta com o médico urologista é possível identificar os casos que precisam de biopsia para fechar um diagnóstico. A recomendação é de que todos os homens a partir de 45 anos de idade realizem anualmente os exames de PSA, de toque retal e de ultrassonografia da próstata. O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e por isso é importante realizar os exames mesmo sem algum sintoma”, explicou Dr. Cortez.


Novembro Azul – De acordo com o médico urologista Ítalo Cortez, a estimativa é de que o Brasil registre 68 mil casos novos de câncer de próstata este ano, com o Amazonas devendo registrar 580 casos da doença. “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no mundo, perdendo apenas para o de pulmão”, alerta o médico.