DEPEN – GERÊNCIA DE ENSINO

QUEM SOMOS

A Gerência Técnico-Pedagógica – GERTEP é o setor responsável pela implementação da política de educação permanente em saúde, visando o alinhamento de políticas, planos de ensino e metodologias na formação e desenvolvimento das atividades de ensino (estágio, internato, cursos técnicos e Programa de Residência Médica), desenvolvidas no âmbito da Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ.

A Gerência Técnico-pedagógica proporciona um ambiente de produção de conhecimento, através de programas de saúde, projetos, formação continuada, entre outros, atuando ainda no planejamento, elaboração e acompanhamento de Projetos Pedagógicos para a solicitação de autorização, credenciamento e recredenciamento dos Programas de Residência Médica da FHAJ.

A GERTEP tem como missão orientar, supervisionar, executar, controlar e avaliar o processo educacional de ensino-aprendizagem realizado na FHAJ, criando, aplicando e atualizando os instrumentos necessários para a realização desse processo.

COMPETÊNCIAS

Compete a Gerência Técnico-pedagógica da FHAJ:

I – criar e desenvolver Projeto Político Pedagógico para definir políticas em educação para o desenvolvimento institucional da FHAJ;

II – coordenar a formulação, consolidação, acompanhamento e avaliação das políticas de educação em articulação com os diferentes níveis de ensino;

III – orientar na construção e acompanhar a realização dos planos de ensino desenvolvidos na FHAJ;

IV – participar da formulação das avaliações das atividades de natureza pedagógicas presentes nos planos de ensino desenvolvidos nesta Fundação;

V – planejamento, monitoramento contínuo e desenvolvimento permanente do curriculum no contexto do projeto pedagógico;

VI – adequação e atualização das ementas, programas e bibliografias dos planos de ensino;

VII – Coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização.

EQUIPE TÉCNICA
Esp. Katiuscia Carla de Castro Maciel

Gerente de Ensino
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Uni Nilton Lins, especialização em Gestão Educacional pela FASE.
ESTÁGIOS

O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório devendo ser desenvolvido em ambiente comum de trabalho sob a supervisão de  professor/preceptor/supervisor/orientador da área do conhecimento do estágio, a fim de que o estagiário possa absorver o máximo de conhecimentos sobre a atividade profissional, vivenciando ainda o cotidiano das organizações públicas e privadas.

TIPOS DE ESTÁGIO

O estágio pode ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FHAJ

O estágio curricular obrigatório e/ou não obrigatório é coordenado pelo Departamento de Ensino e Pós-graduação – DEPEN e pela Gerência Técnico-Pedagógica – GERTEP.

DA SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

A solicitação de estágio é feita pela Instituição de Ensino que tenha o termo de cooperação firmado com a FHAJ, através de ofício destinado a Diretoria de Ensino e Pesquisa – DEP, entregue no setor de Protocolo com antecedência de 15 dias úteis.

Na solicitação de estágio deve conter:

  1. Nome do estagiário;
  2. Nome do professor/preceptor/supervisor/orientador do estagiário;
  3. Plano de Ensino da disciplina de estágio;
  4. Período do estágio;
  5. Setor onde o estágio será realizado.

FORMULÁRIOS EM ATUALIZAÇÃO

Site para encaminhamento de Estagiário para a FHAJ pelas Instituições de Ensino Superior

Na solicitação de Serviço Voluntário deve conter:

  1. Formação em curso profissional;
  2. Registro no Conselho Profissional da Classe;
  3. Diploma (Autenticado em Cartório), Carteira do Conselho, Documento de Nada Consta, Currículo Profissional;
  4. 1 cópia de: RG, CPF, Comprovante de Residência e 1 foto 3×4.

FORMULÁRIOS EM ATUALIZAÇÃO

Na solicitação de serviço voluntário é necessário abrir Processo de solicitação no setor de Protocolo, anexando cópias dos documentos (caso tenha restrição de horário, informar juntamento no processo), posteriormente aguardar o contato telefônico do RH (previsão de retorno em até 30 dias).

FALE CONOSCO
Katiuscia Carla de Castro Maciel

Gerente de Ensino

Telefone: (92) 3612-2604

E-mail: getep@fhaj.am.gov.br

Horário de funcionamento – 8h às 17h