FHAJ é selecionada para integrar PROADI-SUS em cerimônia realizada em Porto Alegre

 

IMG_3290
Cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso foi realizada em Porto Alegre, nesta quarta-feira, dia 23.

 

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foi uma das 15 selecionadas a participar do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), uma ação do Ministério da Saúde (MS) que visa o fortalecimento do SUS em parceria com instituições portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e reconhecidas como unidade de excelência pela Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, a exemplo do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS), um dos seis Hospitais de Excelência do Brasil, o único certificado da Região Sul, e afiliado a Johns Hopkins Medicine Internacional (JHI).

Nesta quarta-feira (23), foi realizada em Porto Alegre, cerimônia de Assinatura do Termo de Compromisso do PROADI-SUS, com a presença do Diretor Presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, do Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP), Arteiro Menezes, e da presidente do Núcleo de Segurança do Paciente (FHAJ), Tânia Regina Azevedo, além da Coordenadora da Comissão de Infecção Hospitalar do Estado do Amazonas (SUSAM), Tatiana Amorim. O compromisso foi firmado com o Hospital Moinhos de Vento. Na Região Norte, foram selecionadas somente três unidades de saúde: Fundação Hospital Adriano Jorge (AM), Hospital Geral de Roraima (RR) e Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (PA).

O Hospital Moinhos de Ventos, que selecionou a Fundação Hospital Adriano Jorge, tem por meta formular e desenvolver ferramentas e técnicas para implantação e implementação do Núcleo de Segurança do Paciente na FHAJ, assim como qualificar o processo educativo e formador no hospital, promovendo o aperfeiçoamento contínuo dos instrumentos desenvolvidos para a Segurança do Paciente. O projeto Paciente Seguro deve ser finalizado até novembro de 2017.

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, destacou que este é um passo importante na Segurança do Paciente. “Estaremos em tutoria com o Hospital Moinhos de Ventos, um hospital de excelência, para firmamos parceria nestes 12 meses. É uma conquista e uma grande responsabilidade, que trará benefícioTats diretos para o usuário do SUS”, disse Bichara.