FHAJ realizou 2º Simpósio de Psicologia Hospitalar

 

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promoveu nesta sexta-feira (30), o 2º Simpósio de Psicologia Hospitalar, destinado a acadêmicos de psicologia, psicólogos e profissionais de saúde. O evento, gratuito, foi realizado das 8 às 18 horas, no auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, na FHAJ. A programação teve como tema “A dor e o sofrimento no contexto hospitalar”. Os acadêmicos inscritos receberão certificado de horas.

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, destacou que o evento tem por objetivo agregar profissionais da área de saúde e promover uma ampla discussão dos temas propostos. A palestra “A dor e o sofrimento no contexto hospitalar” foi ministrada pela psicóloga Maria da Fé Bichara. A psicóloga Maria do Carmo Carneiro explanou sobre “Psicossomática”. As psicólogas da FHAJ, Adriana Almeida e Suzy Mary, falaram respectivamente sobre o “Sofrimento Psicológico do Profissional da Área da Saúde” e “A Eficácia dos Grupos Terapêuticos no Sofrimento Hospitalar”. Os palestrantes integraram a mesa-redonda “O Sofrimento no Contexto Hospitalar”.

No período da tarde foi realizada, com os 30 primeiros inscritos no 2º Simpósio de Psicologia Hospitalar, a Visita Guiada, seguida da palestra e atividade prática sobre “Avaliação de Biofeedback”, com o psicólogo Jailton Neves. Esta atividade teve ainda simulação realística e debate aberto. A temática “Comunicação de Más Notícias”, foi debatida pela profissional da FHAJ, Nícia Cláudia Esteves. O Workshop, administrado pela psicóloga Monique Vardi, sobre “A aplicação de Mindfullness no Ambiente Hospitalar” encerrou o evento.