NESTA QUINTA-FEIRA (13/12): Seminário debate 10 anos de produção científica na FHAJ

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inicia nesta quinta-feira (13/12), às 9 horas, o “Seminário PAIC & CEP: Uma Década Produzindo Conhecimento”. O evento científico será no auditório da FHAJ, localizado na avenida Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha, e irá debater, entre pesquisadores e estudantes de graduação, 10 anos de implantação do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) e também do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

O diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ, Raymison Monteiro, destaca que a busca pela excelência médica é constante na Fundação. “Este evento celebra a produção científica, além de promover reflexão sobre a pesquisa no âmbito do Hospital Adriano Jorge”, disse Raymison. A diretora-presidente, Christianny Sena, disse que em 10 anos de implantação do PAIC/FHAJ, já foram 320 projetos, incluindo a edição que está finalizando esse semestre.

Nesta quinta-feira (13/12), a programação terá lançamento dos Anais do PAIC, exposição dos trabalhos dos bolsistas e premiação dos trabalhos de destaque, mesas-redondas com o depoimento de ex-bolsistas no programa, palestras sobre Ética na Pesquisa, com Dr. Honoris Causa João Bosco Botelho e do diretor Técnico Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Dr. Dércio Luiz Reis.

Na sexta-feira (14/12), as atividades serão executadas pela Coordenação de Residência Médica (COREME) da FHAJ, com apresentação dos trabalhos dos residentes e mesa-redonda sobre “Ética em saúde: Questões culturais e históricas do processo de saúde e doença”, com o pesquisador Enildo Bezerra que abordará o tema “Testemunhos de Jeová, um desafio médico e ético”. O professor João Paulo Barreto Bahserikiwi falará sobre “Centro de Medicina Indígena: Experiências” e a professora da Fiocruz, Dra. Evelyne Mainbourg, abordará “Saúde, ambiente e condições de vida das populações amazônicas: diálogos e soluções para os desafios da saúde”.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Informações:
Data: 13 e 14 de dezembro de 2018

Local: Auditório – Fundação Hospital Adriano Jorge.

Horário: 8h – 17h (1º dia)

8h – 12h (2º dia)

Inscrições: R$30,00 – sala do PAIC.

Mais informações: (92) 3612-2428 / 3612-2429

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO:

13 DE DEZEMBRO

8h às 15h – Credenciamento

9h – Cerimônia de Abertura PAIC – Diretoria/Comissões/Fapeam

Lançamento dos Anais do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) edição 2017-2018

Homenagem: Personagens importantes na história do PAIC/CEP;

Atividade paralela:

10h – Início da apresentação dos trabalhos dos bolsistas (Hall do Auditório)

▪  Exposição de fotos (Recepção da Administração)

▪  Exposição dos Anais

10h às 10h45 – Palestra: A colaboração da Fapeam em apoiar a pesquisa no Amazonas.

Palestrante: Dr. Dércio Luiz Reis (Diretor Técnico Científico Fapeam).

10h45 às 11h30 – Palestra: Ética na Pesquisa.

Palestrante: Dr. Honoris Causa João Bosco Botelho (UFAM).

11h30 – Debate

11h45 – Apresentação cultural

12h – Coquetel de lançamento dos Anais dos 10 anos PAIC

12h30 – Intervalo para o almoço

14h30 – Roda de conversa: “A importância da iniciação científica para a formação profissional: experiências e vivências”.

•   Mayara dos Santos Ferreira (Mestranda Ufam, ex-bolsista Paic/FHAJ)

“Experiências no Paic e a caminhada para a Pós-graduação”.

• Karina Sayully Enta Leita Palheta (Administradora, ex-bolsista Paic/FHAJ)

“Vantagens e desafios da iniciação científica”.

• Prof. Dr. Diego Monteiro (Chefe do Departamento de Ensino, ex-bolsista Paic/FHAJ)

“Otimização do tempo acadêmico na iniciação científica.

16h30 – Debate

Atividade paralela:

16h- Término da apresentação dos trabalhos dos bolsistas (Hall do Auditório)

16h45 – Coffe break

14 DE DEZEMBRO

8h às 10h – Credenciamento

8h – Abertura com a Coordenação de Residência Médica (COREME) – Supervisores/Diretores

Atividade paralela:

8h30 – Início das apresentações dos trabalhos dos residentes (Hall do Auditório e Recepção da Administração).

9h – Mesa redonda: “Ética em saúde: Questões culturais e históricas do processo saúde e doença”.

▪         Sr. Enildo Bezerra

“Testemunhos de Jeová, um desafio médico e ético”.

▪         Prof. João Paulo Barreto Bahserikowi

“Centro de Medicina Indígena: experiências”.

▪         Profª. Drª. Evelyne Mainbourg (FIOCRUZ)

“Saúde, ambiente e condições de vida das populações amazônicas: diálogos e soluções para os desafios da saúde.”

10h30 – Debate

11h – Premiação dos trabalhos de destaque edição 2017-2018

Premiação dos banners edição 2017-2018

11h30 – Agradecimentos

Apresentação cultural

Atividade paralela:

12h – Término das apresentações dos trabalhos dos residentes (Hall do Auditório e Recepção da Administração).

12h – Coquetel de encerramento