Ortopedista da FHAJ é selecionado pela SBCJ para integrar equipe brasileira em treinamento nos EUA

 
O ortopedista da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Marcos George de Souza Leão, é um dos dez selecionados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ) para integrar a segunda turma do projeto Treinando os Treinadores da instituição. O amazonense estará junto com a equipe brasileira, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Ensino Smith & Nethew, em Andower (EUA), especializado em treinamento de técnicas cirúrgicas complexas na medicina esportiva.
 
O projeto Treinando Treinadores da SBCJ é voltado para os preceptores dos “Fellow” em Cirurgia de Joelho (R4). Marcos George, que também é membro da SBCJ e da Internacional Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (Isakos)  coordena o Serviço de Cirurgia de Joelho na FHAJ. Ele explica que o “Fellow” é uma etapa da formação médica, comum em serviços médicos internacionais, ofertada após a conclusão da Residência Médica, que duram três anos. “É uma forma de proporcionar ao recém-formado/especialista a troca de experiência, ou seja, seguir um médico mais experiente. O estágio não é remunerado”, diz ele.
 
Desde 2014, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia da FHAJ, unidade do Governo do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam),  é credenciado pela SBCJ para ofertar vagas de Residência Médica (R4)  em cirurgia de joelho. A unidade possui ainda vagas para residência em Ortopedia e Traumatologia, com duração de três anos (R1, R2 e R3).
Dr_Marcos_EUA_2017
 
Excelência em formação – A diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena, ressaltou a conquista da aprovação de 100% dos residentes finalistas em Ortopedia da instituição, nos últimos três anos, na Prova de Título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot). Segundo ela, a excelência dos programas de residência médica da Fundação Adriano Jorge, demonstra a seriedade com que o Governo do Estado do Amazonas trabalha a formação médica. “Trabalhamos na formação de especialistas visando atender nossa população com os recursos disponíveis, primando pela qualidade. Formar médicos especialistas é um desafio constante. E os preceptores são essenciais nessa formação”.