PAIC – FHAJ apresenta resultados de 69 trabalhos de pesquisa

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), inicia nesta quinta-feira (18), as atividades da Semana do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), com a apresentação de resultados dos 69 trabalhos de pesquisa desenvolvidos na unidade, nos últimos 12 meses. As apresentações serão de 8 às 17 horas, no Auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, na FHAJ. A solenidade de abertura será às 8 horas.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, o PAIC/FHAJ tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Até sexta-feira (19), serão apresentados os resultados dos 69 projetos. O PAIC consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisas na FHAJ.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ, Arteiro Menezes, a atividade tem por meta treinar o estudante de graduação para o processo de investigação científica. “Através do PAIC, proporcionamos aos bolsistas a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades em pesquisas”, destacou Menezes. Ele ressalta que, há cinco anos, a Fundação deu início ao PAIC, com a oferta de 30 bolsas. “Atualmente, são disponibilizadas 70. Ou seja, tivemos um acréscimo de 133% no número de pesquisadores e orientadores envolvidos”, disse.

Os projetos a serem expostos durante a semana foram executados em 11 áreas do conhecimento, visando atender ao interesse do Hospital, a exemplo de pesquisas em Medicina, Epidemiologia/Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Biblioteconomia, História da Saúde, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Ciências Sociais. Ao todo, são 33 linhas de pesquisas ofertadas pela FHAJ.

Alexandre Bichara, diretor-presidente da FHAJ, disse que além de habilitar os alunos, as pesquisas têm como foco a melhoria na atenção ao paciente. “O processo de investigação, com orientação de pesquisador qualificado, permite aos acadêmicos viver uma experiência muito enriquecedora, do ponto de vista do conhecimento. O estímulo dado para a formação de futuros pesquisadores também representa um ganho para a unidade hospitalar e para seus usuários”, destacou Bichara.

“Para cada projeto aprovado junto à Fapeam, além do bolsista, há um professor, com doutorado ou mestrado, atuando como orientador, e, no mínimo, um colaborador, sendo este último, integrante do setor/instituição ou especialidade pesquisada”, informou a coordenadora do Paic, Rosiane Pinheiro. “Desta forma, temos, no mínimo, o total de 200 pessoas atuando em projetos de pesquisa no Hospital Adriano Jorge, dentro das diversas especialidades”.

DADOS:

EVENTO: Semana do Programa de Apoio à Iniciação Científica – Solenidade de Abertura da Semana de Apresentação dos resultados de 69 bolsas de pesquisa do PAIC/FHAJ.

DATA: 18 e 19 de Agosto.

HORÁRIO: 8 às 17 horas

LOCAL: Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) – Av. Carvalho Leal, 1778 – Cachoeirinha.