Saúde do Amazonas realiza treinamento de médicos para uso de nova tecnologia em cirurgias de hérnias na Fundação Hospital Adriano Jorge

Técnica inédita no Amazonas usa telas cirúrgicas modernas que evitam riscos de rejeição no corpo de pacientes

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nas últimas semanas treinamentos de médicos cirurgiões para o uso de uma nova tecnologia em cirurgias de hérnias. A técnica consiste na aplicação de uma tela cirúrgica que tem a capacidade de fixação na parte interna do corpo sem grandes riscos de rejeição, o que leva a uma recuperação mais rápida do paciente.  

A FHAJ é a primeira unidade de saúde do Amazonas a usar o material. O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destaca a importância de realizar este tipo de procedimento na rede pública de saúde.

“Temos boas expectativas com os resultados que esperamos alcançar. Os treinamentos realizados garantirão que nossos cirurgiões estejam preparados para usar essa nova técnica e oferecer aos pacientes uma recuperação mais rápida e eficaz. Esperamos que essa novidade possa beneficiar muitas pessoas e estamos sempre buscando novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes” disse o secretário.

O hospital realizou, em 2022, 5.729 cirurgias, 53% a mais que em 2021. Ainda, de acordo com o balanço, o hospital fez mais de 41 mil consultas ambulatoriais no ano passado. O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira, reafirmou o compromisso da unidade na capacitação dos seus profissionais.

“A Fundação Hospital Adriano Jorge é referência no treinamento de novos profissionais da saúde por também ser hospital de ensino. Nossos médicos residentes também passaram por esse treinamento. Com o apoio da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado, continuaremos buscando parcerias que possam permitir o aperfeiçoamento dos nossos serviços e, assim, beneficiar a população que precisa do SUS”, ressaltou. 

Secretário de Saúde, médico Anoar Samad,e o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira.

Recuperação

O cirurgião do aparelho digestivo na FHAJ, médico Sidney Chalub, afirma que a nova tecnologia ajuda na recuperação mais rápida do paciente. 

“Essa tela pode ficar dentro da barriga do paciente sem causar problema e pode ser usada tanto em cirurgias abertas quanto em videolaparoscopia. É uma nova modalidade que estamos oferecendo para a população. Aqueles pacientes com hérnias grandes de difícil correção, esse material dá conforto de fazer uma cirurgia segura e recuperação mais rápida”, destacou. 

O médico e diretor Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (ICEA) e que atua em parceria com a FHAJ em cirurgias, Marcos Cohen, destaca os benefícios que essa nova ferramenta traz ao paciente.

“Essa tela tem a capacidade de absolvição pelo organismo. Ou seja, problema zero para o paciente e a probabilidade de não retorno da hérnia”, explicou. 

A doença

De acordo com os especialistas, hérnia abdominal é o escape parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abre, por má formação ou por enfraquecimento nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdômen.

Os tipos mais comuns são as hérnias epigástricas que aparecem na linha média do abdome, como resultado do afastamento dos músculos retos abdominais localizados na parte anterior e central do abdômen; hérnias umbilicais, que aparecem em volta do umbigo e, geralmente, são causadas pela passagem de alguma alça intestinal através do tecido muscular; e hérnias inguinais, surgem na virilha. 

FOTO: Roberto Carlos/ SECOM e Daniel Jordano/ FHAJ