Diretoria de Ensino e Pesquisa – DEP
A Diretoria de Ensino e Pesquisa – DEP foi criada na Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ em Janeiro de 2004. É o órgão responsável pelo planejamento, supervisão, orientação e execução das ações de ensino e pesquisa relacionadas à formação e à capacitação de recursos humanos, nas diversas áreas de abrangência da FHAJ: Clínica Médica, Cirúrgica, Ambulatorial, Laboratorial, Radiologia, Enfermagem, Farmácia Hospitalar, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e áreas administrativas afins em consonância com as atribuições conferidas no artigo 3º do Estatuto da FHAJ. Além do apoio administrativo-pedagógico ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP e à Comissão de Residência Medica – COREME.
A Diretoria de Ensino e Pesquisa da FHAJ está hierarquicamente organizada em dois departamentos:
1) Departamento de Ensino e Pós-Graduação
- Gerência de Biblioteca e Informação Cientifica;
- Gerência Técnico Pedagógica;
- Gerência de Residências em Saúde;
- Rede Universitária de Telemedicina/RUTE;
- Subgerência de Capacitação.
2) Departamento de Pesquisa
- Programa de Apoio a Iniciação Científica/PAIC.
MISSÃO
“Promover e facilitar as atividades de ensino e pesquisa em saúde da Fundação Hospital Adriano Jorge, com ênfase nas cooperações multi-institucionais e em uma visão interdisciplinar.”
VISÃO
“Ser o principal hospital de referência de ensino e pesquisa em saúde da rede estadual de saúde do Amazonas, contribuindo com o aperfeiçoamento técnico e humanizado dos serviços assistenciais prestados à população.”
VALORES
Empatia: entre equipe, funcionários, alunos e pesquisadores;
Valorização: às pessoas e às Instituições;
Satisfação com as atividades: realizar e querer realizar suas tarefas;
Integração: atuar como parte da Alta Gestão da FHAJ e da Secretaria de Saúde do Amazonas;
Ética e Respeito: às pessoas, à natureza e às melhores práticas de Ensino e Pesquisa em Saúde;
Responsabilidade Social: objetivar a melhoria técnica e humana das relações de trabalho e assistenciais na FHAJ.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Entre as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Ensino e Pesquisa estão:
- Parceria com a Universidade do Estado do Amazonas que dispõe a viabilização dos serviços de Biblioteca da UEA e da FHAJ, e ainda a utilização do Portal CAPES;
- Credenciamento, coordenação e controle permanente para os Programas de Residência Médica (PRM´s) da Fundação, assim como o gerenciamento das atividades realizadas nos PRM´s, incluindo a articulação com outras instituições de saúde (públicas ou privadas) para o cumprimento da grade curricular dos médicos residentes dos módulos não oferecidos na Fundação;
- Coordenação e controle contínuo para as atividades realizadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação (CEP/FHAJ);
- Monitoramento das pesquisas realizadas na Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ;
- Coordenação, controle e suporte administrativo contínuo das atividades realizadas pelas Comissões de Residência Médica (COREME) e Residência Multiprofissional (COREMU);
- Monitoramento e acompanhamento administrativo do Internato em Medicina da Universidade do Estado do Amazonas, do Centro Universitário Nilton Lins, do Centro Universitário FAMETRO;
- Organização e coordenação de convênios bilaterais de Cooperação Técnica com Instituições de Ensino Técnico e Superior públicas ou privadas com a FHAJ;
- Coordenação e execução de atividades desenvolvidas com uso da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE;
- Organização e/ou suporte administrativo e/ou coordenação de cursos de treinamentos destinados aos servidores da FHAJ e ao público externo;
- Cadastramento e atualizações dos dados cadastrais da Fundação no Diretório Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- Credenciamento da Fundação junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA/SUFRAMA);
- Gerenciamento dos Editais de fomento nacional e internacional e suporte aos Grupos de Pesquisa da FHAJ;
- Colaboração na elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Institucional da FHAJ (Pesquisa e Desenvolvimento).
Dr. Sidney ChalubDiretor
|
||
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1994); Mestre em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutor em Ciências da Saúde: Terapêuta Cirúrgica, Pela Santa Casa de Porto Alegre, 2016.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Digestiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, aparelho digestivo, oncologia, trauma e FCECON. |
Assessora DEP |
||
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa na Centro Universitário do Norte e especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA. |
A criação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização se configura como uma proposta de aprendizagem no cotidiano da Instituição, transformando as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos.
É uma estratégia para a Formação e o Desenvolvimento dos servidores no que se refere ao aprimoramento de suas atividades executadas e englobará todos os funcionários de todas as áreas, tanto assistenciais quanto administrativas.
ORGANOGRAMA DE ATIVIDADES – DEP
Promover a gestão, planejamento e execução das ações de ensino, pesquisa e inovação de forma colaborativa e participativa nas diversas áreas de abrangência da FHAJ, gerando ações e oportunidades e aumentando constantemente sua capacidade de compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridas.
Tânia Mara Correia da Silva
Assessora de Gabinete – DEP
Telefone: (92) 3612-2242
Diretoria de Ensino e Pesquisa: dep@fhaj.am.gov.br
Horário de funcionamento: Das 8h às 17h.