Diretoria de Ensino e Pesquisa – DEP

QUEM SOMOS

A Diretoria de Ensino e Pesquisa – DEP foi criada na Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ em Janeiro de 2004. É o órgão responsável pelo planejamento, supervisão, orientação e execução das ações de ensino e pesquisa relacionadas à formação e à capacitação de recursos humanos, nas diversas áreas de abrangência da FHAJ: Clínica Médica, Cirúrgica, Ambulatorial, Laboratorial, Radiologia, Enfermagem, Farmácia Hospitalar, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e áreas administrativas afins em consonância com as atribuições conferidas no artigo 3º do Estatuto da FHAJ. Além do apoio administrativo-pedagógico ao Comitê de Ética em Pesquisa – CEP e à Comissão de Residência Medica – COREME.

A Diretoria de Ensino e Pesquisa da FHAJ está hierarquicamente organizada em dois departamentos:

1) Departamento de Ensino e Pós-Graduação

• Gerência de Biblioteca e Informação Cientifica;
  • Gerência Técnico Pedagógica;
  • Gerência de Residências em Saúde;
  • Rede Universitária de Telemedicina/RUTE;
  • Subgerência de Capacitação.

2) Departamento de Pesquisa

• Programa de Apoio a Iniciação Científica/PAIC.

MISSÃO
“Promover e facilitar as atividades de ensino e pesquisa em saúde da Fundação Hospital Adriano Jorge, com ênfase nas cooperações multi-institucionais e em uma visão interdisciplinar.”

VISÃO
“Ser o principal hospital de referência de ensino e pesquisa em saúde da rede estadual de saúde do Amazonas, contribuindo com o aperfeiçoamento técnico e humanizado dos serviços assistenciais prestados à população.”

Empatia: entre equipe, funcionários, alunos e pesquisadores;

Valorização: às pessoas e às Instituições;

Satisfação com as atividades: realizar e querer realizar suas tarefas;

Integração: atuar como parte da Alta Gestão da FHAJ e da Secretaria de Saúde do Amazonas;

Ética e Respeito: às pessoas, à natureza e às melhores práticas de Ensino e Pesquisa em Saúde;

Responsabilidade Social: objetivar a melhoria técnica e humana das relações de trabalho e assistenciais na FHAJ.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Entre as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Ensino e Pesquisa estão:

• Parceria com a Universidade do Estado do Amazonas que dispõe a viabilização dos serviços de Biblioteca da UEA e da FHAJ, e ainda a utilização do Portal CAPES;
  • Credenciamento, coordenação e controle permanente para os Programas de Residência Médica (PRM´s) da Fundação, assim como o gerenciamento das atividades realizadas nos PRM´s, incluindo a articulação com outras instituições de saúde (públicas ou privadas) para o cumprimento da grade curricular dos médicos residentes dos módulos não oferecidos na Fundação;
  • Coordenação e controle contínuo para as atividades realizadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação (CEP/FHAJ);
  • Monitoramento das pesquisas realizadas na Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ;
  • Coordenação, controle e suporte administrativo contínuo das atividades realizadas pelas Comissões de Residência Médica (COREME) e Residência Multiprofissional (COREMU);
  • Monitoramento e acompanhamento administrativo do Internato em Medicina da Universidade do Estado do Amazonas, do Centro Universitário Nilton Lins, do Centro Universitário FAMETRO;
  • Organização e coordenação de convênios bilaterais de Cooperação Técnica com Instituições de Ensino Técnico e Superior públicas ou privadas com a FHAJ;
  • Coordenação e execução de atividades desenvolvidas com uso da Rede Universitária de Telemedicina – RUTE;
  • Organização e/ou suporte administrativo e/ou coordenação de cursos de treinamentos destinados aos servidores da FHAJ e ao público externo;
  • Cadastramento e atualizações dos dados cadastrais da Fundação no Diretório Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • Credenciamento da Fundação junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA/SUFRAMA);
  • Gerenciamento dos Editais de fomento nacional e internacional e suporte aos Grupos de Pesquisa da FHAJ;
  • Colaboração na elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento Institucional da FHAJ (Pesquisa e Desenvolvimento).
DIRETORIA

Pedro Paulo Dias Ribeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam, Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ e doutorado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA.

Esp. Tânia Mara Correia da Silva

Assessora DEP
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa na Centro Universitário do Norte e especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E HUMANIZAÇÃO - NEPSHU

A criação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização se configura como uma proposta de aprendizagem no cotidiano da Instituição, transformando as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos.

É uma estratégia para a Formação e o Desenvolvimento dos servidores no que se refere ao aprimoramento de suas atividades executadas e englobará todos os funcionários de todas as áreas, tanto assistenciais quanto administrativas.

ORGANOGRAMA

ORGANOGRAMA DE ATIVIDADES – DEP

Promover a gestão, planejamento e execução das ações de ensino, pesquisa e inovação de forma colaborativa e participativa nas diversas áreas de abrangência da FHAJ, gerando ações e oportunidades e aumentando constantemente sua capacidade de compartilhar os conhecimentos e experiências adquiridas.

Tânia Mara Correia da Silva

Assessora de Gabinete – DEP

Diretoria de Ensino e Pesquisa: dep@fhaj.am.gov.br

Horário de funcionamento: Das 8h às 17h.