Diretor da FHAJ recebe homenagem pelo título Doutor Honoris Causa

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) entregou nesta quarta-feira (dia 20) placa de Homenagem ao médico João Bosco Botelho, Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP), pela obtenção do título de Doutor Honoris Causa, no dia 24 de maio de 2011, por sua história e dedicação à medicina. O título foi concedido pela Universidade Francesa Paul Sabatier Toulouse III. O Dr. João Bosco Botelho é o primeiro otorrinolaringologista da América Latina a obter este título.

O diretor da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro, destacou a trajetória do professor João Bosco. As instituições são feitas por pessoas. As melhores qualificações e competências trazem os melhores frutos, disse. Raymison lembrou ainda que sua história como cirurgião possui estreita relação com o médico pesquisador. Fui aluno de graduação, residente e mestrando deste excelente cirurgião. O professor é um imortal da área médica. Este reconhecimento é singelo, mas não poderíamos nos furtar de executá-lo.

O médico oftalmologista Cláudio Chaves, presidente da Academia Amazonense de Medicina, ressaltou a importância da trajetória do doutor João Bosco para a implantação da residência médica de otorrinolaringologia no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no Hospital Santa Júlia e no Hospital Adriano Jorge. Esta sessão de homenagem deve servir de exemplo para nossa sociedade. Devemos nos focar e homenagear enquanto temos tempo de fazê-lo. Este evento honra o nome do fundador e presidente da Fundação, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

O professor João Bosco Botelho disse que apesar do título de Doutor Honoris Causa ser pessoal, esta conquista é do Amazonas. Agradeço em primeiro lugar à minha família. Não receberia este título se não fosse pelos alunos. A construção da presença da graduação ao doutorado pesou muito neste título, disse o doutor João Bosco.

Na FHAJ, hospital-escola mais procurado da Região Norte que recebe anualmente cerca de 800 estudantes de universidades públicas, o professor liderou o processo de implantação, em parceria com universidades francesas, do programa de residência médica em otorrinolaringologia.

Quem é o professor Dr. João Bosco Botelho? É professor titular aposentado da Universidade Federal do Amazonas. Tem doutoramento e pós-doutoramento na Universidade de Paris VI em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. É ex-Professor a Título Estrangeiro da Universidade de Paris XI e Livre-Docente em Otorrinolaringologia. É vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), membro da Academia Amazonense de Medicina e da Sociedade Brasileira de História da Medicina. É professor da Universidade do Estado do amazonas (UEA). Também atua como professor convidado da Universidade de Paris VII, Universidade de Marselha, Universidade de Toulousse e Universidade de Bordeaux, além da Universidade do Porto e de Limoges, em serviços de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Recebeu o Prêmio Internacional e a Medalha Franz Escher da Sociedade Suíça de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial pela contribuição emérita na cirurgia da tireóide e Medalha de Ouro Adriano Jorge, conferida pela Câmara Municipal de Manaus.

O Amazonense foi responsável pela criação da denominada incisão de Botelho, técnica elaborada para procedimentos cirúrgicos da glândula tireóide. A técnica mudou mundialmente a abordagem cirúrgica dos bócios de grande volume.