DEPESQ – GERÊNCIA DE APOIO A PESQUISA

QUEM SOMOS

MISSÃO

Prestar apoio técnico para o desenvolvimento de pesquisas científicas e inovação tecnológica, além de propor fluxos, rotinas e procedimentos necessários à organização e ao acompanhamento das atividades de pesquisa no âmbito da FHAJ

OBJETIVO

Tem por objetivo, planejar, coordenar, auxiliar, incentivar e promover ações para o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas mais diversas áreas do conhecimento, bem como, supervisionar e controlar a execução das mesmas.

 

Esp. Isabelle Caroline do Vale Freire

Gerente de Apoio à Pesquisa
Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário NiltonLins, especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO e especialização em Didática Aplicada ao Ensino Superior pelo Centro Universitário NiltonLins.
PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PAIC

O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) é um programa institucional ligado ao Departamento de Pesquisa – DEPESQ, que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas no Estado do Amazonas.

OBJETIVO GERAL

O PAIC objetiva disseminar o conhecimento científico por meio do envolvimento em todo o processo de investigação científica nos estudantes de graduação, proporcionando um pensamento crítico-analítico e aprimoramento de habilidades, preparando-os para o caminho da pesquisa e da pós-graduação.

RELAÇÃO DE PESQUISADORES

Na elaboração e desenvolvimento do seu trabalho, o pesquisador deve se preocupar com os instrumentos necessários para alcançar os objetivos propostos, de maneira que a base metodológica; alicerce da sua pesquisa seja bem definida. Nesse sentido, uma pesquisa bem estruturada opta por uma metodologia de pesquisa que melhor possibilita uma investigação concisa, coerente e comprometida com a problemática em estudo.

RELAÇÃO DE PESQUISADORES DA FHAJ – MESTRES E DOUTORES

RELAÇÃO DE PESQUISADORES FHAJ – DOUTORES E MESTRES

GRUPOS DE PESQUISA

Esse grupo é definido como um conjunto de indivíduos composto de pesquisadores, técnicos e estudantes que estão organizados hierarquicamente em torno de uma liderança, envolvida profissional e permanentemente com atividades de pesquisa, cujo trabalho se organiza em uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

Atualmente a FHAJ conta com  8 (oito) Grupos de Pesquisa Certificados que atuam em três (3) áreas distintas: História, Medicina, Otorrinolaringologia, e Odontologia.

RELAÇÃO DE GRUPO DE PESQUISA

PROJETOS

PORTFOLIO DE PROJETOS-FHAJ

O CENTRO OBSERVATÓRIO DE DOENÇAS OTORRINOLARINGOLÓGICAS DO AMAZONAS – COOA

Responsável: Dr. Diego Monteiro de Carvalho

Este projeto objetiva ampliar a plataforma de pesquisa em otorrinolaringologia com ênfase nas principais doenças laringológicas, otológicas e cirurgias sobre a via aérea superior na apneia do sono, dentro do programa de pós graduação e residência médica da FHAJ, com a vigência de 36 meses.

Centro Observatório de Doenças Otorrinolaringológicas – FHAJ

 

PROJETO DESENVOLVIDO NO COOA:

AVALIAÇÃO DO PERFIL DO SONO DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS DA FUNDAÇÃO HOSPITAL ADRIANO JORGE

Orientadora: Dra. Viviane Saldanha Oliveira

Bolsista: Claudia dos Passos Farias

O Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica que tem como finalidade analisar o perfil do sono dos médicos da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) tendo como objetivo específico identificar a qualidade e quantidade de sono do profissional médico da FHAJ; detectar os tipos de distúrbios do sono nos médicos da FHAJ; Correlacionar a privação de sono com alterações na qualidade de vida.

O projeto está na fase de coleta e análise de dados. Tendo pouca colaboração, devido ao cenário da pandemia, para auxiliar no processo de coleta fora criado um questionário via google forms para que o processo de coleta se tornasse mais prático e mais seguro, obtendo até o presente momento 35 respostas de uma amostra de 88.

Recepção COOA

Recepção 2 – Atendimento Clínico Preliminar

Consultório de Atendimento – 1

Consultório de Atendimento – 2

 

PROJETO PILOTO GESTÃO DO CUIDADO COMPLEXO EXTRA – HOSPITALAR – FHAJ

Pesquisador(a) Responsável: Rosângela Fernandes Bentes e Rubens Martins Pereira.

A avaliação da experiência piloto do serviço de gestão do cuidado complexo extra-hospitalar em uma unidade pública de Manaus- Implantado em maio de 2020. , tem como objetivo a gestão de cuidado complexo extra-hospitalar: uma revisão integrativa de literatura. Sua vigência é de 12 meses (Janeiro – dezembro).

 

PROJETO: SISTEMA EMBARCADO DE MONITORAMENTO E CONTROLE ANGULOMÉTRICO DE ELEVAÇÃO DA CABECEIRA DOS LEITOS NA UTI /FHAJ

Pesquisadores Responsáveis: Josias Lira de S. N. e Omara R. Leite.

Objetivo geral: Monitoramento e controle automático do grau de elevação da cabeceira de leitos da UTI para otimização do tratamento de doenças respiratórias. Conexão em central no posto de Enfermagem para melhor visualização e acompanhamento de todos os leitos.

Característica Inovadora: O protótipo trata-se de uma inovação incremental, em razão do equipamento principal passar por uma série de melhorias ou atualizações para sua melhoria e modernização além de ser de baixo custo.

Resultados esperados: Modernização do leito. Status do Projeto: Aguardando recursos para ampliação e testes

Valor:  buscando recursos – iniciativa FHAJ

Data de Início: 2018 – Protótipo

Protótipo do leito

Ajustes do Pesquisador

Controle Angulomêtrico

FALE CONOSCO
Isabelle Caroline do Vale Freire

Telefone: (92) 3612-2619

Horário de funcionamento – Das 8h às 17h