Em 6 meses: FHAJ já realizou 214 cirurgias ortopédicas noturnas

 

Em seis meses  FHAJ já realizou 214 cirurgias ortopédicas noturnas   A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), do Governo do Amazonas, desde o dia 22 de abril deste ano, empenha esforços para acelerar o atendimento de cirurgias ortopédicas, realizando procedimentos eletivos das 19 horas à meia-noite, de segunda à sexta-feira. Em seis meses, ou seja, até outubro, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), já atendeu 214 pacientes.

 

Segundo o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, as cirurgias ortopédicas hoje são divididas em várias especialidades, e cada articulação possui suas especificidades. As principais, atendidas na Fundação, são de coluna, joelho, pé, ombro, mão, tornozelo, quadril, assim como tumores e fixadores internos e externos, entre outras. O diretor informa que cerca de 70 a 80% do atendimento no serviço de ortopedia são casos de acidentes e traumas de trânsito. Necessitamos que a população colabore para que o alto índice de pacientes oriundos de acidentes em nossas estradas possa diminuir com medidas simples, como a extrema prudência nas ruas, em especial dos motociclistas, disse. As cirurgias ortopédicas, em geral, requerem maior período de internação, por serem de média e alta complexidade.

 

O ortopedista da FHAJ e coordenador das cirurgias noturnas, Dr. Vanderson Araújo, informa que entre os procedimentos cirúrgicos realizados nesses 6 meses, no período noturno, destacam-se as cirurgias de fraturas de tíbia, tornozelo, antebraço e punho. Também foram realizadas cirurgias de fêmur, para próteses e tratamento de osteomielite. As técnicas cirúrgicas atuais trouxeram conforto e segurança para os cirurgiões, e em especial, aos pacientes. O tempo de recuperação diminuiu bastante. Antes utilizávamos mais a técnica conservadora, o gesso, cujo período de internação era, em média, acima de 3 meses. Ainda é utilizada, mas seu resultado é limitado, disse. Com novas técnicas cirúrgicas reduziu-se para duas semanas, em dias atuais, disse. Porém, com o trânsito, em todo Brasil, se tem uma fábrica de quebrados e necessitados de cirurgias, que anda a velocidade de um trem, destacou.   

 

O médico Ítalo Cortez, diretor de assistência médica da FHAJ, informa que, além da cirurgia noturna, até setembro de 2013, foram realizadas 1.236 cirurgias ortopédicas, durante o dia. Uma média de 6 cirurgias diárias, de segunda a sexta-feira. Além dos pacientes encaminhados de acidentes/traumas, o Serviço de Ortopedia da Fundação ainda realizada tratamento ambulatorial e cirúrgico de pacientes com doenças congênitas e reumáticas.