FHAJ inicia atividades da 1a. Residência Médica no Interior do Amazonas

Fundação Adriano Jorge inicia atividades da primeira residência médica voltada para o interior do Amazonas

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), órgão do Governo do Amazonas, deu início, nesta segunda-feira (6), ao primeiro programa de residência médica voltado para profissionais do interior do Estado. Realizado em parceria com as Forças Armadas (Aeronáutica e Exército), a pós-graduação formará especialistas na área de Medicina de Família e Comunidade. Com duração de dois anos, o programa conta com a participação de 10 médicos residentes, incluindo profissionais de Coari, Itacoatiara, Tefé e Manacapuru. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que o objetivo é contribuir para a qualificação dos profissionais que atuam nos municípios, além de aprimorar a assistência aos pacientes.

 Na solenidade de abertura do novo programa de residência, o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, destacou que os médicos dos municípios terão a oportunidade de compartilhar dúvidas com os preceptores e com o próprio Hospital Adriano Jorge, com as equipes de saúde da Aeronáutica e do Exército, através do sistema de Telemedicina. Notadamente, estaremos contribuindo com a formação destes alunos. Temos o apoio da Secretaria de Saúde do Amazonas, das Secretarias Municipais e das Prefeituras, para a construção de um novo pensamento sobre o aprendizado em serviço, disse Raymison. É um marco histórico da História da Medicina no Amazonas, acrescentou.

Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação, João Bosco Botelho destacou, ainda, que o Hospital Adriano Jorge está aberto à discussão para apoiar o 3º ano de Residência Médica em Medicina Rural. Foram 16 meses de construção, a muitas mãos, para que hoje possamos reescrever a História da Medicina no interior do Amazonas, enfatizou. Botelho frisou que o apoio das Forças Armadas foi fundamental para esta construção.

O médico Nizomar Filho Costa de Souza integra o grupo de 10 residentes da especialização iniciada nesta segunda-feira. Nascido em Coari (município distante 363 quilômetros de Manaus), ele conta que veio com 14 anos para Manaus. Após cursar medicina na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), voltou para sua cidade natal para exercer a profissão. O Brasil ainda tem a evoluir ao cuidar de seus pacientes. Hoje, a Medicina é voltada para uma ação mais curativa. Quero contribuir, porque acredito em uma Medicina mais atuante na prevenção e na promoção da saúde, disse o novo médico residente.

Residência Médica  O Programa de Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação (especialização) destinada aos profissionais de saúde e caracterizada por treinamento em serviço. É realizada sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.