FHAJ na campanha do Janeiro Branco e Roxo

Objetivo é chamar atenção para a importância da saúde mental e para a prevenção à hanseníase

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está engajada na campanha Janeiro Branco e Roxo, mês dedicado a atenção para a saúde mental e para a prevenção de novos casos de hanseníase.

Janeiro Branco-  Objetivo é chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica de cada um. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros.

Janeiro Roxo – A finalidade é esclarecer à população sobre sintomas, prevenção e tratamento. A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia. O Ministério da Saúde alerta que quanto mais cedo diagnosticar a hanseníase, mais cedo a pessoa poderá ser tratada, e assim evitar sequelas. A doença tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente do diagnóstico ao tratamento

Dados: Ministério da Saúde

Arte: Moisés Rodrigues