Parceria entre Susam e Into beneficia pacientes do Amazonas com cirurgias de quadril

ALTA COMPLEXIDADE Parceria entre Susam e Into beneficia pacientes do Amazonas com cirurgias de quadril  

As cirurgias são realizadas pela equipe do Into, em parceria com a Fundação Hospital Adriano Jorge.  

Vinte e cinco pacientes previamente selecionados serão beneficiados por uma jornada de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, que acontecerá na próxima semana, na Fundação Hospital Adriano Jorge, órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que as cirurgias serão realizadas por uma equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), atendendo pacientes atualmente inscritos no programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD) e cadastrados na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, a CNRAC.  Após a cirurgia, estes pacientes continuarão sendo acompanhados pelos profissionais da Fundação Adriano Jorge, frisou Alecrim

 

A jornada de cirurgias é resultado de convênio de cooperação técnica mantido entre o Ministério da Saúde e a Susam e integra o Projeto Suporte, do Governo Federal, que consiste em trazer profissionais especializados para promover cirurgias na área de traumatologia e ortopedia e reduzir o tempo de espera em programas de TFD. Somente no ano passado, a parceria com o Into permitiu a realização de 66 cirurgias ortopédicas de alta complexidade, na FHAJ.

 

 O diretor de Assistência Médica da FHAJ, Ítalo Cortez explica que, na ação da próxima semana, 18 profissionais do Into, entre médicos, enfermeiros e técnicos, estarão em Manaus para a realização das cirurgias. Nesta parceria, a Susam disponibiliza a estrutura hospitalar e o Into fornece todo o material para as cirurgias, como insumos, próteses e implantes, destacou o diretor.

 

Todas as 25 cirurgias serão de Artroplastia Total de Quadril (ATQ). Os pacientes foram selecionados pela equipe médica especializada, no mês de março, em triagem realizada por médicos do Into, em Manaus, disse Ítalo Cortez. 

 

O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, ressalta a importância da ação para garantir que os pacientes realizem seu tratamento perto da família, sem a necessidade de se deslocar para outro Estado. “”Quando o paciente é operado perto da família a recuperação é muito melhor. Quando há TFD, o paciente é submetido a essa cirurgia de grande porte com a recuperação dentro do hospital até a retirada de pontos, o que exigiria em média dez dias de internação, explica Raymison Monteiro. Ao fazer cirurgia aqui em Manaus, o paciente tem alta e retorna para retirar os pontos, fazendo o acompanhamento médico no ambulatório do próprio Hospital Adriano Jorge, acrescentou.