Saúde: Amazonas realiza cirurgias e melhora a vida de pacientes com nervos atingidos pela Hanseníase

Os procedimentos foram realizados para diminuição da dor que os pacientes sentem com a evolução da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através das Fundações Hospital Adriano Jorge (FHAJ), e Alfredo da Matta (FUHAM) conduziram, neste sábado (17), a 1ª Jornada de Cirurgias de Neurólises.

A ação beneficiou pacientes com nervos afetados pela bactéria da hanseníase. No total, 21 pessoas passaram por cirurgias de descompressão de nervos realizadas pela equipe de médicos residentes da FHAJ, sob a coordenação do médico ortopedista Thiago Montenegro da Silva, que atua em ambas as instituições, atendendo pacientes com sequelas neurais da hanseníase.

“Neurólises são cirurgias simples, com anestesia local. Os pacientes recebem alta no mesmo dia e o pós-operatório é tranquilo. Uma das indicações da cirurgia é reduzir a necessidade de corticoides”, explicou Thiago Montenegro. A fisioterapeuta Alexandra Costa, gerente de Prevenção de Incapacidades da FUHAM, ressaltou que a cirurgia de descompressão visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Os pacientes sentem muita dor, principalmente nas regiões dos nervos periféricos (braços, pernas, etc.) e acabam tomando muitos medicamentos para a dor. A neurólise tem como objetivo diminuir a dor do paciente”, afirmou Alexandra.

A dona de casa Joice Ferreira de Freitas (41) passou por uma descompressão do nervo do braço esquerdo e foi liberada logo após o procedimento. Ela recebeu a medicação pós-operatória e tem retorno marcado para a próxima semana. “Eu esperava muito por essa cirurgia para aliviar a dor que sinto no braço e evitar queimaduras nas pontas dos dedos sem sentir nada”, disse a dona de casa.

Parceria entre FUHAM e FHAJ

Este foi o primeiro evento de grande porte realizado em 2024, com a parceria das duas fundações. No ano passado, a FUHAM realizou quatro mutirões de cirurgias dermatológicas, com apoio da FHAJ, que cedeu as instalações do Centro Cirúrgico e profissionais de apoio, como enfermeiros e técnicos. “Como ainda estamos preparando nosso Centro Cirúrgico e não temos a estrutura para cirurgias mais complexas, essa parceria é de extrema importância”, afirmou o médico dermatologista Renato Cândido, diretor-técnico da FUHAM.

O diretor-presidente da Fundação Hospital Adriano Jorge, o Médico Ayllon Menezes, destacou a importância de manter a parceria entre as instituições em prol da população. “Com essa união das fundações, conseguimos oferecer uma melhor qualidade de vida para esses pacientes que sofrem com as sequelas da hanseníase e estão em busca da cura. Pretendemos unir forças para continuar realizando essas ações”, ressaltou o presidente da Fundação.

FOTO: Arnoldo Santos / FUHAM