FHAJ realiza atividades de sensibilização dos servidores, para implantação do serviço de transplante

 

Transplantes de fígado  

FHAJ realiza atividades de sensibilização dos servidores, para implantação do serviço de transplantes de fígado  

Em alusão ao Dia do Amigo (20/07), comemorado neste sábado (20), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), do Governo do Amazonas, promoveu nesta sexta-feira, (19), a campanha interna Amigo é Amor. Amigo doa Vida. A atividade, que incluiu a apresentação de palestras e vídeos educativos sobre doação de órgãos e de sangue, teve o objetivo de sensibilizar e integrar os servidores no processo de preparação do Hospital para a realização de transplantes hepáticos. Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a meta é realizar o primeiro transplante de fígado ainda este ano.

O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, afirmou que a atividade de informar e sensibilizar os servidores da instituição é essencial para o sucesso e realização dos primeiros transplantes de doador falecido no Amazonas. Todos, da recepção do hospital aos que atuam na Unidade de Tratamento Intensivo, UTI, são importantes nesse processo. Precisamos estar com o coração aberto para ajudar as pessoas cuja única alternativa de vida é o transplante. Temos um compromisso para que ocorra com segurança e sucesso para o paciente, destacou o diretor. Estamos trabalhando para fortalecer o envolvimento de todos e complementar as habilidades de cada um, sejam da área médica ou administrativa, disse.

 Coordenadora Estadual de Transplantes, Leny Passos, destacou que inserir os servidores de todas as áreas no processo de transplante é necessário também para o envolvimento na doação. Os servidores serão capazes de explicar o que é a doação de órgãos e como funciona, além de ser sensibilizado e sensibilizar as pessoas, multiplicando informações, informou Leny.

Para falar e dar o exemplo da importância de ser Amigo da Vida, o paciente Edson Alencar, falou sobre o seu transplante duplo, de rim e fígado, realizados em São Paulo, há cinco anos. Eu quero sensibilizar a todos para o quanto foi importante a doação de uma família. Hoje estou vivo e bem, atravesso andando a Ponte Rio Negro todos os dias, para provar que estou saudável e que tenho autodisciplina, disse seu Edson, mostrando com orgulho as cicatrizes da cirurgia para transplante duplo e com a camiseta com os dizeres Minha vida foi salva por transplante.  

Treinamentos  Mensalmente, uma equipe de tutoria do Grupo Hepato, liderada pelo médico Tércio Genzini, de São Paulo, está realizando na FHAJ, reuniões de trabalho sobre Transplante Hepático. O Grupo Hepato é especializado no estudo e tratamento clínico e cirúrgico de doenças do fígado, pâncreas e demais afecções do Aparelho Digestivo. Além disso, a equipe de cirurgiões, enfermeiros e especialistas envolvidos diretamente no processo cirúrgico estão participando de treinamento especializado no Hospital Sírio Libanês.

Estatísticas  Atualmente o Estado do Amazonas realiza os transplantes de rim e de córnea partir de doador falecido e de rim entre vivos. As estatísticas da Coordenação Estadual de Transplantes mostram que até o mês de junho deste ano foram realizados 963 transplantes de córnea e 63 transplantes de rim a partir de doador