FHAJ tem 9 projetos credenciados no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) está entre as 10 instituições públicas e 4 privadas que tiveram projetos credenciados, em 2011, no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAP&DA), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O Comitê é responsável pela gestão de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), organismo que financia programas e projetos voltados para a pesquisa. O credenciamento é válido por dois anos.

Para se credenciar, as instituições ou empresas comprovaram a execução de pesquisas e desenvolvimento como principais atividades, assim como a existência de infraestrutura de laboratórios e instalações compatíveis com os projetos.

O diretor da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro, destaca que a partir dos projetos cadastrados, as empresas beneficiadas no Pólo Industrial de Manaus (PIM) poderão apoiar as pesquisas na Fundação. A Lei de Informática de n° 8.387/91 preconiza que as aplicações em pesquisa e desenvolvimento pelas empresas que tenham como finalidade a produção de bens e serviços de informática devem ser, dentre outras formas, mediante convênio com centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, com sede ou estabelecimento principal na Amazônia Ocidental, credenciadas pelo CAPDA.

Entre os projetos está credenciado o de aquisição de livros e equipamentos para o Centro de Informação Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge. Também foi aprovado o projeto de implementação e estruturação do laboratório de biologia e imunologia da FHAJ e o de aquisição de equipamentos automatizados para a realização de exames laboratoriais clínicos. O programa de residência médica em otorrinolaringologia da FHAJ teve aprovação de dois projetos. Os projetos variam em recursos de R$ 34 mil a R$ 800 mil. O portifólio completo está na página principal da Suframa, no www.suframa.gov.br, no link Modelo ZFM.