Funcionários da Fundação Hospital Adriano Jorge recebem treinamento para suporte básico de vida

Os protocolos em pessoas com parada cardiorrespiratória salva vidas.

A equipe de médicos e enfermeiros da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vindicada à Secretaria de estado de Saúde (SES-AM), participaram, nesta quinta-feira (20/04) de um curso básico de suporte a vida. A finalidade é aplicar técnicas de reanimação para salvar pacientes com parada cardiorrespiratória.

O curso foi ministrado pelo chefe de departamento de clínicas da FHAJ, médico Kayo Reis. Ele explica que a técnica pode ser usada em casos de emergência dentro e fora da unidades de saúde e reitera que o uso delas salva vidas.

“Uma das maiores causas de mortalidade é a parada cardiorrespiratória. O suporte básico de vida salva aquele paciente. A cada um minuto que uma pessoa está em parada cardiorrespiratória significa que há 10% de chance a mais da mortalidade, ou seja, em 10 minutos essa possibilidade de morte chega a 100%. Então, a aplicação correta do protocolo salva muitas vidas”, explicou.

O suporte básico de vida é um protocolo aplicado em todo país que envolve desde a avaliação dos pacientes com checagem de pulso e a realização de um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória).   

“Esse tipo de treinamento garante a qualificação dos nossos profissionais e melhora o atendimento dos pacientes. A Fundação Hospital Adriano Jorge investe e acredita na qualificação do nossos recursos humanos como item fundamental para o exercício da medicina. Com o apoio da Secretaria de Saúde e do Governo do Amazonas trabalhamos para aprimorar ainda mais o atendimento da população”, ressaltou o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira.

FOTOS: Daniel Jordano/ ASSCOM FHAJ