Fundação Hospital Adriano Jorge forma vinte novos médicos especialistas em diversas áreas
Há vinte anos, o Programa de Residência Médica da fhaj, já formou 340 médicos especialistas no Amazonas

Na noite desta terça-feira (25/02), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), celebrou a formatura de vinte novos médicos especialistas que concluíram o Programa de Residência Médica da instituição.
A cerimônia teve início às 18h, no auditório Franco de Sá do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), localizado na Avenida Efigênio Salles, na zona centro-sul de Manaus, e contou com a presença da direção da unidade, representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município, além de supervisores e preceptores homenageados, escolhidos pelos formandos.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que a formação de novos médicos especialistas no Amazonas é um pilar fundamental para o desenvolvimento da saúde pública. “A sociedade é a maior beneficiada, com a ampliação de especialistas na rede de saúde e a qualificação da assistência, o que resulta em uma saúde pública mais eficiente e de qualidade.
O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, enfatizou a importância do apoio do Governo do Amazonas na formação de novos recursos humanos para a saúde. “O Governo do Amazonas tem se esforçado ao máximo para estruturar os serviços de saúde em nossa região. A formação de médicos especialistas na área da saúde é essencial, não apenas para atender à população de Manaus, mas também para expandir e melhorar os serviços de atendimento no interior do estado”, pontuou Menezes.
O diretor também ressaltou que a FHAJ forma médicos capacitados para lidar com as patologias da região Norte, estando prontos para atuar em outros estados do Brasil.
No total, vinte médicos concluíram os programas de residência médica na fundação: três em Anestesiologia, quatro em Cirurgia Geral, quatro em Ortopedia/Traumatologia, sete em Clínica Médica e dois em Otorrinolaringologia. Um deles, Álex Wilker, que conquistou o título de otorrinolaringologista, destacou que a residência médica é o padrão ouro de especialização na área. “Foram três anos intensos, de muito aprendizado e compromisso, sempre buscando, durante esse processo, dar o melhor para os pacientes”, afirmou o novo especialista.
Larissa Sanguino, agora especialista em Clínica Médica, descreveu o momento como um sonho, afinal foram dois anos de muita dedicação. “Aqui, cresci muito em relação à medicina. Tenho um imenso orgulho de ter me formado em Clínica Médica na instituição que é referência, e agora, estou expandindo para novas áreas, mas sempre vai ficar um pedacinho da minha história na FHAJ”, enfatizou a médica.
Segundo o coordenador da Comissão de Residência Médica da unidade, Wagner de Paula Rogério, o evento foi um marco histórico para a instituição, que está completando este ano, 20 anos de residência médica. “Já entregamos 340 médicos especialistas ao mercado, e hoje, mais vinte novos médicos estão disponíveis para atender a nossa população. Essa é uma conquista que o estado ganha, assim como a população, que se beneficia com esses profissionais qualificados”, frisou o médico.
Histórico da Residência Médica
A Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) iniciou suas atividades em 24 de maio de 2005. Desde então, o hospital formou 340 médicos especialistas, com conhecimentos e técnicas essenciais para exercer suas funções na área da saúde. A instituição oferece cinco programas de residência médica: otorrinolaringologia, ortopedia/traumatologia, cirurgia médica, cirurgia geral e anestesiologia.
Texto e Fotos: Amanda Amorim / Assessora de Comunicação FHAJ