Fundação Hospital Adriano Jorge, instituição vinculada à SES-AM, realiza ação de conscientização sobre a disfagia

A doença se dá pela dificuldade de engolir os alimentos, o que pode trazer graves consequências à saúde

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (20/03), uma ação de conscientização de funcionários, pacientes e acompanhantes em alusão ao dia nacional de atenção à disfagia, celebrado em 20 de março. A disfagia é a dificuldade de deglutição – engolir – os alimentos, o que pode trazer graves consequências à saúde, uma vez que os desvios de comida ou saliva podem obstruir parcial ou completamente as vias respiratórias. 

As principais complicações da doença impactam diretamente no estado nutricional, devido à redução do consumo de alimentos líquidos e sólidos, pois podem facilmente seguir para o pulmão. O diretor presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira, destaca que a unidade mantém uma equipe multidisciplinar para prestar esse tipo de atendimento. 

“Essa ação promovida hoje colabora para que a sociedade possa identificar a doença e buscar atendimento médico. A Fundação Hospital Adriano Jorge possui, em seus quadros, médicos e fonoaudiólogos que agem para a reabilitação de pacientes internados que desenvolveram, por algum motivo, a disfagia. É um trabalho importante uma vez que tem impacto direto na alimentação e, por consequência, na melhora do quadro clínico. A FHAJ, com o apoio da Secretaria de Saúde, está trabalhando para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população”, disse.

Os principais indícios da disfagia são: engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. A falta do tratamento pode causar desidratação e desnutrição. O paciente com sintomas pode procurar os postos de saúde (UBS’s) e o atendimento na FHAJ se dá após encaminhamento médico via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

“A disfagia nada mais é que a dificuldade desse paciente engolir o alimento, seja por uma questão neurológica, por câncer ou por formação de massa no esôfago. E o profissional fonoaudiólogo vai reabilitar a pessoa para comer com segurança. A ideia é reabilitar esse paciente para que possa receber alta o mais rápido possível”, afirma a fonoaudióloga da FHAJ, Luciane Ribeiro.

Os profissionais explicam ainda, que é importante que ao perceber alguns desses sinais a família procure atendimento médico a fim de iniciar o processo de investigação.

O Dia Nacional de Atenção à Disfagia foi instituído em 2010 depois de publicação de resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia. A data tem o intuito de alertar a população sobre o seu risco e também sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

FOTOS: Daniel Jordano/ Asscom FHAJ