Hospital Adriano Jorge: Ceaf será destaque na distribuição de medicamentos de alto custo no Amazonas em documentário apoiado pelo MS

No total, são quase 2 mil pacientes ativos na FHAJ que recebem medicações de forma gratuita

Em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf) da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da Secretaria de Saúde (SES-AM), se destaca como referência nacional na entrega de medicamentos de alto custo no estado, sendo o maior centro farmacêutico da unidade, em relação ao número de pacientes atendidos, com quase 2 mil usuários ativos.

Com isso, o Ceaf da FHAJ será retratado em um documentário promovido pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos, em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O objetivo do MS é mostrar que em várias regiões do Brasil, essas ações estão sendo aplicadas de forma gratuita, beneficiando assim, a população brasileira.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explicou que o acesso aos medicamentos do Ceaf tem um impacto extremamente positivo, especialmente para pessoas que possuem condições de saúde mais complexas.

“Esses medicamentos são desenvolvidos para tratar doenças graves e crônicas, como as autoimunes, imunossupressão para transplantes, entre outras. O acesso a esses medicamentos contribui, inclusive, para a redução de internações hospitalares e complicações decorrentes da enfermidade, impactando positivamente também no sistema de saúde como um todo”, observou a secretária.

Segundo o diretor presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, o reconhecimento do Ceaf é gratificante e demonstra o comprometimento de toda a equipe da fundação.

“Essa parceria, entre o ministério da saúde e a SES, proporciona assistência dos nossos pacientes que necessitam dessas medicações de alto custo, que na maioria das vezes não conseguiram pagar pelo tratamento. Ver o nosso hospital como referência nacional, mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza o diretor.

A enfermeira Bianca, integrante de uma equipe médica em Manacapuru, exemplifica o comprometimento do Ceaf. Desde 2017, ela realiza a retirada de medicamentos para pacientes com doenças raras, demonstrando a importância do acesso a esses tratamentos.

“Eu sou pioneira na entrega desses medicamentos em Manacapuru. Para uma família que não tem condições de vir, é uma ajuda essencial para o tratamento do paciente, no qual garante uma boa qualidade de vida”, ressaltou.

A coordenadora do Ceaf da FHAJ, Dircley Frutuoso, informa que o centro é reconhecido nacionalmente pela excelência na atenção farmacêutica e no atendimento ao público. “Procedimentos rigorosos são seguidos para garantir a segurança na distribuição dos medicamentos, com orientações detalhadas durante a entrega do material”, pontuou.

Ceaf no Amazonas

Mais de 24 mil pessoas, da capital e interior do Amazonas, são atendidas com fornecimento de medicamentos de alto custo, pela rede estadual de Saúde, por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ceaf conta, em Manaus, com uma rede de 16 farmácias descentralizadas.

A coordenação do Ceaf funciona na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), vinculada à SES-AM. Pelo Ceaf, o Governo do Amazonas viabiliza o acesso dos pacientes que necessitam de tratamentos medicamentosos, com fármacos que podem chegar a valores de R$ 30 mil a R$ 500 mil.

Para ter acesso aos medicamentos do Ceaf, os pacientes devem seguir os protocolos estabelecidos pelo MS.

Texto e Fotos: Amanda Amorim – Assessora de Comunicação – FHAJ