NESTA SEXTA (01/03) – FHAJ recebe 36 novos médicos residentes

 

Fundação Hospital Adriano Jorge recebe 36 novos médicos residentes, que passarão a atuar na unidade  

 A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), está recebendo 36 novos médicos residentes, que passarão a atuar na unidade, pelos próximos três anos. A informação é do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. O secretário explica que, em média, serão três anos de Residência Médica, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Infectologia, com duração de 2 a 3 anos, e carga horária de 60 horas semanais.

 

Os novos médicos participam, nesta sexta-feira (1º de março), às 9h, da abertura da Semana de Integração. A atividade vai até o dia 8 de março, no auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto. A programação inclui diversas palestras, destacando aos novos integrantes do hospital o seu funcionamento, as normas e rotinas, procedimentos operacionais, além das dinâmicas hospitalares no setor médico e setor administrativo. Dentre as palestras há ainda atividades abordando a Política Nacional de Humanização (PNH).

 

Segundo o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, o Governo do Amazonas, através da Susam, vem trabalhando para alinhar a formação de especialistas no país, com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando profissionais necessários para o Estado. Estamos trabalhando ano a ano para ampliar, visando qualificar e contribuir com a formação especializada e de qualidade dos nossos médicos, destacou. Desde 2005, quando iniciaram os Programas de Residência Médica, a FHAJ já formou 89 especialistas.

 

A FHAJ é referência para internação de pacientes oriundos dos Prontos Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

 

Programa de Residência Médica  O Programa de Residência Médica da FHAJ é realizado em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/AM), Fundação Alfredo da Matta (FUAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituições do Governo do Estado, parceiras no Programa de Residência Médica. O programa é uma modalidade de ensino de pós-graduação (especialização) destinada aos profissionais de saúde, caracterizada por treinamento em serviço. É realizada sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.