Residência Médica FHAJ realiza seminário para receber novos médicos

FHAJ recebe 36 novos residentes

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), recebeu nesta sexta-feira (dia 1º de março), 36 novos médicos residentes, que irão atuar na unidade nos próximos dois ou três anos. Oriundos de concurso público de Residência Médica, os médicos concorreram nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Infectologia. Com 60 horas semanais, estes residentes estarão integrando a equipe de atendimento da Fundação.

 

Os futuros especialistas foram recebidos pela direção e gestores, no Seminário de Integração de Novos Residentes.  A atividade vai até o dia 8 de março, no auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto. A programação inclui diversas palestras, destacando aos novos integrantes do Hospital o seu funcionamento, as normas e rotinas, procedimentos operacionais, além das dinâmicas hospitalares no setor médico e setor administrativo. Dentre as palestras há ainda atividades abordando a Política Nacional de Humanização (PNH).

 

Na abertura, o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, destacou que o foco do Programa de Residência é a qualificação do médico. “”Somente 30% dos formados em medicina têm a oportunidade de cursar uma especialização. A Residência Médica é o aprendizado em serviço, por isso aproveitem os excelentes preceptores e a disposição de ensinar que todos os servidores desta instituição têm. Trabalhamos para melhroar cada vez mais a qualificação dos residentes e para continuarmos a ter orgulho das conquistas de cada um que passa por aqui””, disse Raymison. Ele solicitou ainda que os residentes priorizem a humanização do atendimento. “”A medicina necessita que tenhamos a vontade determinante de ajudar ao próximo e que a gratidão pela confiança de cada paciente seja a tônica de todo e qualquer atendimento””. Desde 2005, quando iniciaram os Programas de Residência Médica, a FHAJ já formou 89 especialistas.

 

A FHAJ é referência para internação de pacientes oriundos dos Prontos Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

Programa de Residência Médica O Programa de Residência Médica da FHAJ é realizado em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/AM), Fundação Alfredo da Matta (FUAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), instituições do Governo do Estado, parceiras no Programa de Residência Médica. O programa é uma modalidade de ensino de pós-graduação (especialização) destinada aos profissionais de saúde, caracterizada por treinamento em serviço. É realizada sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.