Susam leva campanha de Combate à Hanseníase e Verminose às escolas

Susam leva Campanha de Combate à Hanseníase e Verminose às escolas da capital e do interior

Uma Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Geohelmintíase (verminose) e Tracoma será realizada no período de 18 a 22 deste mês, pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados e Municípios. As atividades da campanha serão realizadas em escolas de 720 cidades e terão como público-alvo estudantes na faixa etária entre 5 e 14 anos. No Amazonas, a campanha será coordenada pela Fundação Alfredo da Matta (Fuam), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), e executada com o apoio de vários órgãos estaduais e municipais das áreas de saúde e educação.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, no Amazonas a campanha terá como ênfase a Hanseníase e a Verminose e será desenvolvida, além de Manaus, nos municípios de Borba, Fonte Boa, Tapauá, Pauini e São Gabriel da Cachoeira, que já receberam recursos do Ministério da Saúde para o enfrentamento dessas doenças. A meta do Governo do Estado é alcançar 330 mil estudantes, com a ação.

Alecrim destaca que, além das ações de educação em saúde que levarão orientações aos estudantes sobre medidas de prevenção, sinais e sintomas dessas doenças, a campanha prevê, ainda, a realização de exames de pele (para diagnóstico de Hanseníase) e a administração do medicamento Albendazol, para o tratamento de Verminose. “”Os pais dos alunos terão de autorizar a realização desses procedimentos e, uma semana antes da campanha, receberão formulários que deverão ser preenchidos, com essa finalidade””, explicou o secretário.

Para a realização da campanha, a Susam – por meio da Fuam e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) – está atuando em parceria com as secretaria municipais de Saúde e Educação dos municípios envolvidos, além da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na próxima semana deve ocorrer uma reunião com representantes das instituições parceiras, em Manaus, para fechar os detalhes da campanha na capital. Com o mesmo objetivo, serão realizadas videoconferências, com a participação de representantes dos cinco municípios do interior integrantes da campanha.

Estratégia – A chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuam, Valderiza Lourenço, explica que os estudantes das escolas participantes da campanha receberão um documento denominado Termo de Consentimento Negativo. “”Este documento deverá ser preenchido e devolvido à escola somente nos casos em que o responsável pelo aluno não autorize que ele receba a medicação que será administrada para o combate à verminose””, salienta.

Outro formulário deverá ser preenchido pelos pais ou responsáveis para ajudar na busca ativa de casos de Hanseníase, mais uma estratégia prevista na campanha. Neste formulário, denominado Ficha de Autoimagem, a família informará se identifica sinais como manchas ou nódulos na pele dos filhos. “”Os pais não têm como fazer um diagnóstico, mas as informações são importantes para ajudar no trabalho de busca ativa. Os casos com indicação serão encaminhados para consulta e exame clínico na unidade de saúde mais próxima da casa do estudante, com prioridade de atendimento””, diz Valderiza.