Com foco nos pacientes, FHAJ promove curso avançado no tratamento da dor crônica

Evento tem o objetivo de auxiliar no tratamento de dores no ombro, quadril, joelho, coluna e pé

 Médicos ortopedistas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participaram, no sábado (22/07), do curso teórico e prático avançado no tratamento da dor crônica.  Como foco nos pacientes, o evento foi ministrado pelo renomado médico e membro titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia, dr. Carlos Zicarelli. 

O objetivo é treinar a equipe médica local com novas técnicas e equipamentos menos invasivos. Neste tipo de tratamento, os médicos usam um gerador de radiofrequência e cânulas, o instrumento que leva essa radiofrequência e medicamentos (se for preciso) até a área em que a pessoa sente a dor.  

De acordo com Carlos Zicarelli, o aprimoramento deste atendimento reflete diretamente na qualidade de vida do paciente.

“Esse curso tem o foco em tratamento de dores crônicas no ombro, quadril, joelho, coluna e pé. A dor crônica é um grande mal, pois traz a perda na qualidade de vida, internações e consumo de medicamentos com efeitos colaterais. E tratamento visa a diminuição do sofrimento dos pacientes”, disse. 

Médico e membro titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia, dr. Carlos Zicarelli

Médicos residentes da FHAJ também participaram do evento que contou com o apoio da empresa Saga Medical.  Durante a manhã foi ministrada a parte teórica do curso e, à tarde, todas as técnicas aprendidas foram aplicadas na prática no centro cirúrgico da unidade.

“A Fundação Hospital Adriano Jorge está comprometida em qualificar sua mão de obra para aprimorar o atendimento médico e, assim, beneficiar a população. Fazer com que o paciente pare de sentir dor é fundamental para acelerar a recuperação dele”, ressalta o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira. 

 Serviços 

 A FHAJ possui cinco especialidades de residências médicas sendo elas: Clínica Médica, Cirurgia básica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Anestesiologia. A unidade, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), órgão responsável pelo planejamento, supervisão, orientação e execução das ações de Ensino e Pesquisa relacionadas à formação e capacitação de recursos humanos, acompanha essas atividades.  

TEXTO: Daniel Jordano

FOTOS: Daniel Jordano/ FHAJ