Com mais de 600 bolsistas formados, FHAJ realiza evento de 15 anos do Programa de Iniciação Científica

Como hospital de ensino, a unidade de saúde também promove pesquisas científicas

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou nesta segunda-feira (28/08) o evento “Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), 15 anos Promovendo Pesquisas no SUS”.  A programação segue até esta terça-feira (29/08) e conta com defesas de pesquisas, debates, palestras e premiações.   

Ao longo destes 15 anos, cerca 669 alunos bolsistas já passaram pelo PAIC/FHAJ e contribuíram para a pesquisa no âmbito da saúde no Amazonas. Em 2023, 59 bolsistas estão concluindo os trabalhos de iniciação científica.   

“ O programa tem como objetivo, incentivar e promover pesquisas científicas realizadas por alunos de graduação que desejam desenvolver projetos orientados por especialistas com temas relevantes para o Estado do Amazonas e que contribuirão para o desenvolvimento científico nacional”, como explica o diretor da unidade, médico Ayllon Menezes de Oliveira.  

Os projetos apresentados no PAIC são voltados para a área da saúde, além de serem inseridos em Programas de Pós-graduação e residência médica. A coordenadora do PAIC/FHAJ, Viviane Lago, destaca a importância da ciência em uma instituição de saúde.   

“Dos mais de 600 bolsistas que passaram por essa Casa, 395 tiveram orientações de pesquisadores e nós temos uma vasta produção científica. Vamos continuar publicando ciência e sobre o que esta Casa tem a oferecer nas duas 22 especialidades”, disse.   

A representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Fugência Costa, ressaltou a importância da Fundação Hospital Adriano Jorge no desenvolvimento de pesquisas.   

“A Fapeam se sente honrada em promover o ensino e pesquisa. Isso ajuda a melhorar a assistência ao paciente. É com a pesquisa que se consegue desenvolver a saúde em uma sociedade”, destacou.   

A FHAJ  

O Hospital Adriano Jorge existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias eletivas, que são os procedimentos cirúrgicos programados via Sisreg.   

FOTOS: Daniel Jordano/ FHAJ