De Sanatório à Fundação Hospital Adriano Jorge e Diretrizes Assistenciais (Protocolo), obras lançadas na FHAJ
O auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, da Fundação Hospital Adriano Jorge, foi o palco do lançamento dos livros: De Sanatório à Fundação Hospital Adriano Jorge: Uma referência na história da saúde pública no estado do Amazonas, da autora Marilene de Sena, e Diretrizes Assistenciais (Protocolo), de Raymison Monteiro de Souza e também de Marilene Silva, realizado na manhã desta quinta-feira (31).
Os livros resgatam a História da Fundação Hospital Adriano Jorge e histórias de funcionários e profissionais pioneiros da Área da Saúde do Estado, que tiveram a história contadas nas páginas da obra lançada nos dois livros. O evento reuniu: Dr. Ayllon Menezes Diretor-Presidente da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Dr. Dayana Priscila Maia (Secretária adjunta de Ações Especiais da Capital), Dr. Cleinaldo de Almeida Costa (reitor da UEA), dentre Médicos, ex-diretores do Hospital e funcionários.
Dr. Ayllon Menezes destacou os anos de pesquisa e a importância para o Estado. “O Hospital contribuiu muito com a história do Estado do Amazonas e agora terá registro, detalhado através da pesquisa de nossos autores”. O diretor-presidente finalizou citando o poeta Castro Alves: “Oh! Bendito o que semeia Livros à mão cheia / E manda o povo pensar! O livro, caindo n’alma é germe – que faz a palma / É chuva – que faz o mar!”.
A Drª. Dayana Priscila Maia, falou sobre a importância de saber que saúde não se faz apenas com o olhar assistencial e sim, que devemos agregar o conhecimento acadêmico ao exercício do SUS diariamente. “Esse Governo se preocupa muito com isso e traz assistência baseado em evidencias. É muito importante nós publicarmos cada vez
mais livros, não há futuro sem histórias e o Estado do Amazonas, começa agora a escrever uma nova história de assistência à saúde pública”. Finalizou.