Equipe da FHAJ realiza cirurgia ortopédica inédita na rede pública de saúde

 

ORTOPEDIA Equipe da Fundação Hospital Adriano Jorge realiza cirurgia ortopédica inédita na rede pública de saúde do Amazonas  

A equipe de cirurgiões ortopedistas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou a primeira cirurgia de Reconstrução Ligamentar Múltipla Ligamento Cruzado Anterior e Ligamento Anterolateral de Joelho, no Estado do Amazonas e financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A realização do procedimento, financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é inédita na rede pública de saúde do Estado e beneficiou um paciente de 33 anos.  A Fundação Adriano Jorge vem trabalhando para oferecer serviços de vanguarda em ortopedia e traumatologia, contribuindo para ampliar cada vez mais a oferta de procedimentos de alta complexidade, na rede pública local, destacou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

 

Liderada pelo especialista de joelho, Marcos George de Souza Leão, a equipe, após exames, detectou que o paciente tinha um Pivot-Shift explosivo. É um teste que avalia a integridade do Ligamento Cruzado Anterior e que possui alta especificidade para lesão de LCA, disse Marcos George. O ligamento anterolateral de joelho foi descrito em 1879. Mas voltou a ser estudado e discutido sua importância nos últimos 5 anos. Os casos com instabilidade grande, tem que reconstruir. O que foi feito pela primeira vez no Estado, após conhecimentos recém-adquiridos com o grupo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, o IOT, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a FMUSP, disse o cirurgião.

 

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, frisa que a busca pela excelência dos serviços prestados pela unidade tem sido reconhecida por instituições de referência no País. Em 2014, sob a coordenação do Dr. Marcos George, a unidade foi credenciada para ofertar vagas em fellow em cirurgia de joelho, uma etapa da formação médica, comum em serviços médicos internacionais, ofertada após a conclusão da Residência Médica, de três anos, salientou o diretor. Além disso, há cinco anos temos 100% de aprovação dos médicos residentes no Exame de Obtenção do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a SBOT, acrescentou.

 

Nova técnica  Na semana passada, a FHAJ, realizou a primeira cirurgia pra implantação de prótese customizada de Articulação Temporomandibular (ATM), ofertada pelo SUS, no Amazonas. Com duração de mais de 3 horas, a cirurgia foi feita pela equipe de cirurgiões bucomaxilofaciais da FHAJ, liderada pelo Dr. Francisco Amadis, beneficiando um paciente de 34 anos.

 

Crédito Foto: Raio-X da Cirurgia de Reconstrução Ligamentar Múltipla /Dr. Marcos George