FHAJ inicia treinamento de médicos residentes com foco na capacitação para a prova anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia

O objetivo é capacitar os profissionais para aprimorar o atendimento aos pacientes

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou, nesta quarta-feira (30/08), o treinamento de médicos residentes da unidade que atuam na ortopedia. Eles receberão treinamento para as provas anuais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O evento segue até a próxima sexta-feira (01/09). 

“A qualificação dos nossos profissionais reflete diretamente na melhoria do atendimento à população. Trazer o doutor Kodi Kojima, referência na área de ortopedia, mostra o compromisso Fundação Hospital Adriano Jorge com seus pacientes e com os profissionais da saúde. Com o apoio da Secretaria de Saúde e do Governo do Amazonas estamos buscando sempre oferecer um serviço de excelência para quem precisa do SUS”, ressaltou o diretor-presidente da unidade, médico Ayllon Menezes de Oliveira. 

A aprovação é fundamental para a continuidade da carreira destes profissionais.  O diretor de ensino e pesquisa da FHAJ, médico Pedro Paulo, destaca a importância deste evento para os futuros médicos que atendem no Sistema Único de Saúde. 

“Esse evento que estamos fazendo aqui vai preparar os residentes da FHAJ e do Hospital Getúlio Vargas para essa prova de título de especialista em ortopedia e traumatologia e é importante o ensino e pesquisa, porque o ensino e qualidade gera uma pesquisa de qualidade e com isso a gente formar melhores profissionais”, disse.

O treinamento faz parte da semana da ortopedia da FHAJ e conta com a realização de provas teóricas e práticas.  A unidade de saúde é referência em cirurgias ortopédicas.

O coordenador da residência médica em ortopedia da FHAJ, médico Luís Hidalgo, afirma que esse curso vai refletir diretamente no aprimoramento do atendimento ao paciente. 

“No fim das contas é tudo em prol do paciente. A gente tenta formar profissionais melhores para atender melhor a população e que ela tenha o melhor resultado. O objetivo é melhorar o atendimento de quem precisa do SUS”.

Médico da USP

O treinamento será encerrado no dia 1º de setembro com a palestra “educaçã2o médica em novos tempos: conflito de gerações?”, ministrada pelo médico Dr. Kodi Kojima, um dos profissionais mais renomados do país e coordenador do grupo de trauma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP. 

O evento conta com a parceria das empresas do grupo Bringel, IOL Implantes Ortopédicos e Biomédica Brasil e é realizado pela FHAJ, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e Governo do Amazonas.

O Hospital Adriano Jorge existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço e cirurgias ortopédicas. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias eletivas, que são os procedimentos cirúrgicos programados via Sisreg.   

Texto: Daniel Jordano/ FHAJ

Fotos: Roberto Carlos/ Secom