FHAJ investe na renovação de equipamentos no Serviço de Fisioterapia e Reabilitação

Fundação Adriano Jorge investe na renovação de equipamentos, no Serviço de Fisioterapia e Reabilitação  

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), do Governo do Amazonas, investiu R$ 105.113,00 na aquisição de novos equipamentos para o Serviço de Reabilitação em Fisioterapia, ofertado pela unidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram adquiridas e instaladas 12 novas bicicletas ergométricas verticais, 30 aparelhos de infravermelho, 20 aparelhos de ultrassonografia e 15 novos eletroneuroestimuladores transcutâneos.

 ?O serviço de fisioterapia da Fundação Adriano Jorge é uma referência na Região Norte. No ano passado, realizou mais de 73,1 mil atendimentos. O governador José Melo tem direcionado investimentos para dotar os nossos serviços especializados de uma infraestrutura adequada?, destacou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.   

Segundo o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, o Serviço de Fisioterapia disponibiliza, via Sistema de Regulação Estadual (Sisreg), atendimentos nas áreas de ortopedia, neurologia, pediatria e hidroterapia. Além do atendimento ambulatorial, os fisioterapeutas da Fundação também atuam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e junto aos pacientes internados nas clínicas. ?Em 2013, tivemos uma média mensal de 6.094 procedimentos em fisioterapia. Somos referência pela infra-estrutura, equipamentos modernos e profissionais qualificados?, destacou Raymison.

A gerente de fisioterapia da FHAJ, Marilúcia Oliveira, disse que todos os 20 profissionais da especialidade que atuam na Fundação estão em constante treinamento, visando o atendimento de excelência ao paciente e a sua qualificação profissional. ?Ter equipamentos modernos para o trabalho permite que o paciente seja avaliado e tenha um acompanhamento fisioterapêutico, de acordo com a sua necessidade visando a sua reabilitação?, destacou.

Marilúcia explica que, na fisioterapia, as bicicletas ergométricas são para exercícios destinados ao condicionamento físico de pacientes ortopédicos e neurológicos, além de serem usadas para trabalhar o fortalecimento e a amplitude articular de pacientes traumato-ortopédicos. Os aparelhos de infravermelhos, por sua vez, preparam os pacientes para o trabalho a ser executado, assim como aliviam a dor e auxiliam no ganho da mobilidade articular. O ultrassom tem a finalidade terapêutica de promover ação anti-inflamatória e auxiliar no reparo tecidual. Já os eletroneuroestimuladores promovem a analgesia, ou seja, a redução da dor.