FHAJ recebe 40 novos médicos para os Programas de Residência Médica (PRMs)

Site

Hospital Adriano Jorge recepciona 40 novos médicos residentes

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou nesta terça-feira, dia 1º de março, a Integração de 40 novos Médicos Residentes (R1). A atividade, que tem por objetivo esclarecer aos novos integrantes o completo funcionamento, além de normas e rotinas do hospital, foi desenvolvida no período da manhã.

Na programação, além do funcionamento da FHAJ, as normas e rotinas internas, diretrizes do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) assim como procedimentos operacionais, dinâmicas hospitalares no setor médico e setores administrativos foram abordados junto aos novos residentes. Ao todo, são de dois a três anos de Residência Médica.

O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, destacou que, no Hospital, as vagas ofertadas são nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Otorrinolaringologia. “Serão acompanhados por preceptores em cada área, em todas as atividades essenciais para formar médicos especialistas. Vocês estão na pós-graduação de elite, numa jornada árdua. Esperamos que, após formados, retornem a esta casa”, disse Bichara.

A FHAJ também recebe médicos do primeiro ano de Residência (R1) para as especialidades de Dermatologia e Infectologia, oriundos da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação Alfredo da Matta (FUAM).

A carga horária do Programa de Residência Médica da FHAJ é de 60 horas semanais. Dos 40 novos médicos residentes, 10 são de Clínica Médica, 8 de Cirurgia Geral, 4 de Ortopedia e Traumatologia, 3 de Anestesiologia, 2 para a especialidade Otorrinolaringologia, 5 de Dermatologia (FUAM e FMT-HVD) e 8 de Infectologia (FMT-HVD)

O diretor de ensino e pesquisa (DEP), Arteiro Menezes, informou que o seminário de integração é a melhor forma de apresentar o Hospital. “Apresentamos aqui toda a direção, preceptores e os que auxiliam na estrutura necessária para a especialização. Inicia-se agora a mudança pessoal e profissional de cada um dos 40 médicos aqui reunidos”, disse Menezes.

“Todos têm a responsabilidade de levar o nome desta Instituição de Ensino, mantendo a qualidade da Residência Médica”, destacou a Chefe do Departamento de Ensino, Deborah Jezini.

Histórico A Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ, iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2005, oferecendo 10 vagas, sendo 5 vagas para o programa em Cirurgia Geral e 5 para o de Clínica Médica.

A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Segundo o Ministério da Educação, conforme a Lei nº 6.932, de 07/07/1981, da Presidência da República, a RM constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação (latu sensu), destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. A RM é considerada o “padrão ouro” da especialização médica.