Governo do Amazonas forma mais 17 especialistas, em programas de residência médica da FHAJ

 

Governo do Amazonas forma mais 17 especialistas, em programas de residência médica da FHAJ  

O Governo do Estado do Amazonas formou mais 17 especialistas, titulados em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Traumatologia e Anestesiologia. A ação faz parte dos programas de Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da rede estadual de saúde. Desde 2004, a Fundação vem desenvolvendo atividades no campo do Ensino e da Pesquisa. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a unidade já contribuiu com a formação de 89 especialistas, até o final de 2012.

 

Diretor-Presidente da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro de Souza, destacou a seriedade com que o Governo do Amazonas trabalha a formação médica. A conquista de mais 17 especialistas é fruto de uma luta árdua, iniciada em 2004, quando começamos a discutir a residência médica no hospital, disse. Saímos de um hospital essencialmente assistencialista em sua criação, para um Hospital de Ensino, certificado pelo Ministério da Saúde e da Educação, ressaltou Raymison. Para ele, o esforço e a dedicação são dos profissionais formados. Mas para que houvesse essa conquista, muitos contribuíram, desde aquele que limpa o centro cirúrgico ou consultório, aos servidores que diariamente operacionalizam diversas funções para este Hospital funcionar. É um orgulho para todos.

 

O Diretor de Ensino e Pesquisa, Dr. João Bosco Botelho, ressaltou o papel dos preceptores para gerenciar as atividades realizadas em cada programa de residência médica. Contamos com o apoio de uma equipe de preceptores, cuja responsabilidade é imensa ao zelar pela qualidade do ensino e acompanhar o desempenho do médico especialista. Nesta administração, triplicamos o número de residentes, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, a Fapeam. A formação médica da melhor qualidade e humanizada é uma de nossas prioridades, destacou.

 

Histórico  A Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge FHAJ, iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2005, oferecendo 10 vagas, sendo 5 vagas para o programa em Cirurgia Geral e 5 para o de Clínica Médica. Em março deste de 2013, serão 28 novos médicos residentes (R1), em cinco Programas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia e Otorrinolaringologia.

 

A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Segundo o Ministério da Educação, conforme a Lei nº 6.932, de 07/07/1981, da Presidência da República, a RM constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação (latu sensu), destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. A RM é considerada o padrão ouro da especialização médica.

 

 

Parabéns aos Formandos:  

 Aluylson Ávila da Silva

 Bruno Rocha Wanderley

Daniel Costa de Oliveira

Elaine Cristina Marinho da Fonseca

Élida Marinheiro da Silva

Erika Santoro

Elimar Menezes da Rocha Junior

Elizabeth Ribeiro Alves da Silva

Francelito Costa Chaves

Gisele da Silva Gonzaga

Leonardo Vieira Costa

Renata Sampaio Freire

Tarick de Oliveira Leite

Thatiana Lucia Cintra de Alcântara

Thiago Ibiapina Alves

Thiago Litaiff Padilha

Rafael Avelino