Governo do Amazonas realiza jornada de cirurgias de coluna, na Fundação Hospital Adriano Jorge
Governo do Amazonas realiza jornada de cirurgias de coluna, na Fundação Hospital Adriano Jorge As cirurgias são realizadas pela equipe do Into, instituição parceira da ação
O Governo do Amazonas realiza até sexta-feira (16), na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), mais uma jornada de cirurgias de coluna para correção de escoliose, um dos procedimentos mais complexos da ortopedia. Dessa vez, serão operados 10 pacientes. A ação faz parte do Projeto Suporte, convênio de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).
O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, destaca que as cirurgias, que podem durar de cinco a 10 horas, dependendo da gravidade do caso, serão realizadas por uma equipe de 13 profissionais do Into, atendendo pacientes inscritos no programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD) e cadastrados na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, a CNRAC. A Susam disponibiliza toda a estrutura hospitalar e o Into fornece todo o material para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses, informa Raymison. O tratamento e a recuperação dos pacientes são realizados e acompanhados por médicos da FHAJ, disse.
O diretor de assistência médica da FHAJ, Ítalo Cortez, destaca que esta é a segunda ação do Projeto Suporte em 2014, na instituição. Em meados de abril, atendemos 25 pacientes que necessitavam de artroplastia primária de quadril. Estamos trabalhando para que haja ainda mais duas ações com o Into, disse. O trabalho é realizado de acordo com a necessidade dos estados, que registradas as demandas de TFD, informa à Secretaria de Saúde e à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. Assim definimos quais as principais demandas a serem trabalhadas, destacou Ítalo. Além disso, estamos qualificando o serviço de cirurgia ortopédica da FHAJ, com a troca de expertise de nossos profissionais locais, que são super qualificados, com os profissionais que atuam no Into, realizando treinamento de novas técnicas e utilização de material, disse.
“”Quando o paciente é operado perto da família, a recuperação é muito melhor. Se fosse encaminhado para o Rio de Janeiro, seria submetido a essa cirurgia de grande porte com a recuperação dentro do hospital até a retirada de pontos, o que daria uns dez dias. Aqui ele retornará para retirar os pontos e fará o acompanhamento médico no ambulatório do Hospital Adriano Jorge, explica o coordenador do Projeto Suporte, o anestesista José Luís Ramalho.
A FHAJ vinculada à Susam é referência para internação de pacientes oriundos dos Prontos-Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.
INTO – Em dez anos de funcionamento, o Into já promoveu 101 ações do projeto Suporte em 25 estados, com a realização de 4.327 consultas, 2.281 cirurgias, além de 54 jornadas científicas e intercâmbios de ortopedia. Em 2013, foram feitas 144 cirurgias de joelho, quadril, coluna e de plexo braquial no Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas.
Foto: Roberto Carlos / Agecom.