Hospital Adriano Jorge e UEA renovam parceria para fortalecer formação na área da saúde

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretária de Saúde do Amazonas, (SES-AM), junto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), assinaram na manhã de terça-feira (04/11), um novo termo de cooperação técnica que promete ampliar as oportunidades de aprendizado e pesquisa para estudantes e profissionais da saúde.
Segundo o diretor presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, o acordo, renovado, terá validade de quatro anos, e estabelece a realização de atividades práticas, estágios e projetos científicos conjuntos entre as duas instituições.
“Na prática, o hospital vai receber alunos dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem da UEA para aulas práticas e estágios supervisionados, fortalecendo a integração entre teoria e prática”, afirmou Menezes.
A UEA, por sua vez, será responsável por acompanhar o desempenho dos estudantes, oferecer supervisão com preceptores e garantir que todos os participantes estejam segurados e devidamente identificados.
O termo também prevê uma ampla cooperação em pesquisa, ciência e tecnologia, com compartilhamento de estruturas, capacitação de alunos e servidores e acesso do hospital a bases científicas. Além disso, vagas do Mestrado em Ciências da Saúde da Amazônia serão destinadas aos servidores da FHAJ. Outro ponto importante é que as atividades práticas não terão vínculo empregatício nem remuneração.
Os médicos doutores do Hospital também poderão atuar como orientadores em programas de mestrado e doutorado da UEA. Todas as pesquisas e inovações desenvolvidas em conjunto terão propriedade compartilhada e deverão respeitar regras de confidencialidade e proteção de dados.
O reitor da UEA, professor André Zogahib, destacou que a parceria reforça o compromisso de ambas as instituições, com a formação de qualidade e o fortalecimento da pesquisa em saúde na Amazônia.
“Com o novo acordo, hospital e universidade estreitam laços e ampliam o campo de atuação para futuros profissionais, incentivando o aprendizado na prática e o avanço científico regional”, destacou o reitor.

Por Amanda Amorim – Assessora de Comunicação FHAJ