Inovação na saúde: FHAJ incorpora procedimento com tecnologia que promete facilitar o tratamento de cálculos renais

Inovação na saúde do Amazonas: FHAJ incorpora procedimento com tecnologia que promete facilitar o tratamento de cálculos renais

Um novo procedimento para o tratamento de cálculos renais está sendo disponibilizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. A ureterolitotripsia transureteroscópica, que utiliza o laser de última geração para eliminar cálculos localizados na região superior do ureter ou no rim, está sendo oferecida pela Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (SES-AM).

Nesta semana, o hospital realizou, pela primeira vez, o procedimento em um paciente de 45 anos que recebe tratamento no local. O diretor presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, expressou sua satisfação com essa inovação na instituição. Ele ressaltou o compromisso em prol da saúde dos amazonenses e a motivação de toda a equipe do hospital para continuar o trabalho com empenho e eficácia.

“Graças ao Governo do Amazonas, estamos com essa nova técnica de fragmentação de cálculos urinários que é feita por via endoscópica, não necessitando de cirurgia aberta. Sem dúvidas, é uma grande conquista e um avanço que beneficia nossos pacientes que buscam esse tratamento no SUS”, destacou.

O procedimento consiste na passagem de um endoscópio pelo canal da uretra, permitindo a localização e fragmentação do cálculo. Em seguida, o cálculo é removido com o auxílio de sondas. O médico urologista Jonas Menezes afirmou que esse é o tratamento com eficácia superior a 90% para cálculos impactados no ureter.

“A ureterolitotripsia transureteroscópica é realizada com anestesia geral ou raquianestesia e é minimamente invasiva. Normalmente, o paciente permanece em ambiente hospitalar por 24 horas para completa recuperação”, pontuou.

É importante ressaltar que a incorporação desse procedimento tecnológico no SUS representa um avanço significativo no tratamento de cálculos renais, proporcionando mais opções aos pacientes e melhorando a qualidade de vida. Para a FHAJ, essa iniciativa reafirma seu compromisso em oferecer cuidados de saúde de excelência aos amazonenses.

A doença

Conhecida popularmente como pedra nos rins, a litíase do trato urinário é causada pela formação de cálculos no aparelho urinário que podem causar muita dor e impedir a passagem de urina. O caso é registrado com maior frequência em homens, atingindo todo o trato urinário.

O tratamento normalmente inclui analgésicos para alívio da dor nos episódios agudos, observação para eliminação espontânea, que ocorre em 80% dos casos, medicamentos que auxiliam na expulsão dos cálculos, fragmentação dos cálculos por ondas de choque, fragmentação e remoção por endoscopia ureteral (ULT) e, nos casos mais complexos, remoção através de cirurgia.

Imagem e Texto: Amanda Amorim / Assessora Comunicação – FHAJ