Julho Amarelo: Governo do Amazonas realiza testagens rápidas para detecção de hepatites virais

A mobilização ocorreu na Fundação Hospital Adriano Jorge, unidade vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM)

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (12/07), testagens rápidas para hepatites B e C. A medida faz parte da Campanha Julho Amarelo, mês de conscientização à prevenção das hepatites virais que afetam o fígado. 

A mobilização ocorreu no ambulatório da unidade com o apoio dos alunos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A campanha “Julho Amarelo” é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à SES-AM, e foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. Com a entrada em vigor da lei, as ações são intensificadas anualmente, com o objetivo de difundir a prevenção às hepatites virais.

“Realizamos testagem aberta à população e aos servidores da Fundação para divulgar a necessidade de cuidados de saúde e contribuir para que o diagnóstico precoce possa abreviar o tratamento destas pessoas. Nosso objetivo é que a população tenha o conhecimento dos cuidados necessários para se evitar as hepatites virais, pois com diagnóstico precoce aumentamos as chances de cura desse paciente”, ressaltou o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira.

A gastrohepatologista da UEA, a médica Cristina Melo, explicou sobre a importância da prevenção. “As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o funcionamento do fígado e podem levar ao câncer e à cirrose hepática. Temos como diagnosticar precocemente fazendo os testes rápidos que levam 20 minutos para sair o resultado. Eles estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Só temos a ganhar com essas testagens”

A agente de portaria, Franciane Feitosa, 35, fez a testagem na ação e disse ser importante para a sua saúde. “Acho muito importante esse tipo de exame para fazer para ficarmos conscientes sobre a saúde. Eu vim acompanhar meu pai, que está fazendo tratamento, e fiz mesmo não tendo os sintomas; foi válido fazer”.

O autônomo Getúlio Gama veio do município de Urucará (a 281 quilômetros de Manaus) fazer exames na FHAJ e aproveitou para fazer a testagem. “Eu vim de longe, e achei importante fazer esse teste. Aproveitei e fiz logo. A saúde é em primeiro lugar”.

Transmissão

Nas hepatites virais A e E, a transmissão é fecal-oral e está relacionada às condições de saneamento básico, higiene pessoal, relação sexual desprotegida (boca-ânus) e qualidade da água e dos alimentos.

Já nas hepatites virais B, C e D, a transmissão ocorre pelo sangue, pelo esperma e por secreção vaginal (via sexual). A transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates e acessórios de manicure. Além disso, a gestante com hepatite B ou C pode transmitir a doença para o bebê.

Medidas de prevenção

As formas de prevenção às hepatites virais A e E incluem: uso de água tratada, lavar bem os alimentos; lavar as mãos com água e sabão antes de comer. Já para se prevenir às hepatites virais C e D: não compartilhar agulhas e seringas; não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilação; exigir sempre material esterilzado ou descartável em estúdios de piercings e tatuagens e em consultórios médicos, odontológicos, salões de beleza, barbearias ou acumpuntura; use sempre camisinha, em todas as relações sexuais, inclusive oral.

Programação

Até o final do mês várias ações serão realizadas para fortalecer a campanha. No próximo dia 21 de julho, vai ocorrer o lançamento do curso on-line da FVS-RCP sobre hepatites virais. No dia 25 de julho, será realizada atividade em simpósio da FVS-RCP com apresentação do tema “Vigilância epidemiológica e Laboratorial das Hepatites”.

Já no dia 28 de julho, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) realiza ação de testagem rápida e palestras sobre hepatites virais, e um workshop na Fundação Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) será realizado para apresentação da Linha do Cuidado das Hepatites Virais do Amazonas aos profissionais que atuam no atendimento às hepatites virais.

Fotos: Roberto Carlos / Secom