Médicos residentes da FHAJ são preparados para carreira científica e humanização do atendimento aos pacientes

A unidade de saúde também prepara médicos especialistas por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme)

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), prepara os médicos residentes para a humanização da saúde por meio das ações da Comissão de Residência Médica (Coreme). 

Instituída em 2005 com a criação do Programa de Residências Médicas da FHAJ, a comissão é responsável pelo acompanhamento do desempenho de cada Programa de Residência Médica e dos médicos residentes, supervisores e preceptores (mediadores entre residentes, equipes de saúde, usuários, familiares e gestores).  

A Coreme também aprova as atividades de treinamento dos médicos residentes. Desde 2005 até o ano 2022, 300 médicos especialistas foram formados na unidade.  

O presidente da Comissão na FHAJ, médico Wagner de Paula Rogério, destaca que os novos médicos também são preparados para seguir carreira acadêmica.  

“Ao terminar o período de residência, o médico residente tem que apresentar um trabalho científico com publicação em revista indexada. Os trabalhos científicos podem ser usados na FHAJ ou até em instituições nacionais. Cada programa de residências médica incentiva todos os médicos residentes para que façam o trabalho científico e isso possibilita de eles possam ingressar no mestrado e doutorado”, destacou. 

A FHAJ possui cinco especialidades de residências médicas sendo elas: Clínica Médica, Cirurgia básica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Anestesiologia. A unidade, por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), órgão responsável pelo planejamento, supervisão, orientação e execução das ações de Ensino e Pesquisa relacionadas à formação e capacitação de recursos humanos, acompanha essas atividades.  

O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira, reiterou o compromisso com a formação de novos médicos e a importância deles para a sociedade.  

“A Fundação Hospital Adriano Jorge é um hospital de ensino que colabora para a formação de mão-de-obra qualificada. Médicos formados aqui atuam em várias unidades de saúde do estado. Com o apoio da SES-AM, atuamos para promover a formação acadêmica dos novos médicos para que possamos aprimorar o atendimento à população. Medicina e ciência andam lado a lado neste processo”, ressaltou.    

Histórico

O Hospital Adriano Jorge existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias eletivas, que são os procedimentos cirúrgicos programados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e realizou 5.729 cirurgias, com uma média de 30 cirurgias por dia durante o ano de 2022. Os médicos residentes são acompanhados pela Coreme e participam ativamente desses serviços.  

TEXTO: Daniel Jordano/ FHAJ

FOTOS: Daniel Jordano/ FHAJ