RECONHECIMENTO – Enfermeiras da FHAJ são homenageadas pela ALEAM, Aben/AM e Coren/AM
Em sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), nesta sexta-feira, 12, no Plenário Ruy Araújo e no Auditório Belarmino Lins, a servidora Joseleide Almeida, gerente de enfermagem da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) foi homenageada no Dia Internacional da Enfermagem. O reconhecimento foi pelo trabalho, iniciado pela enfermeira no Estado do Amazonas e desenvolvido no Hospital Adriano Jorge, com pacientes portadores de Mucopolissaridoses (MPS), um conjunto de doenças metabólicas hereditárias e raras, que têm, entre seus sintomas, atrasos no desenvolvimento, severa displasia esquelética, defeitos cardíacos, entre outros. O Conselho Regional de Enfermagem – COREN/AM e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/AM) também homenagearam com placa de honra ao mérito como destaque da Enfermagem.
A enfermeira Rubilene Carvalho de Vasconcelos, atuante na FHAJ, também foi homenageada pelo COREN/AM, como destaque no Serviço de Técnico de Enfermagem.
A enfermeira Joseleide Almeida, que iniciou o projeto na FHAJ, explicou que o trabalho desenvolvido com os pacientes resultou na implantação do Centro de Tratamento de Reposição Enzimática (CTRE) e também da Associação dos Pacientes Portadores de Mucopolissacaridoses (MPS) da Amazônia. “É um reconhecimento pelo esforço e dedicação, que se estende à uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, técnicos de enfermagem, que há anos se dedica aos pacientes de MPS”, disse Joseleide.
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no Amazonas atuam quase 40 mil profissionais, entre técnicos, auxiliares e enfermeiros, que trabalham em hospitais e outras instituições de saúde, da iniciativa pública ou privada. O trabalho desses profissionais é considerado essencial para garantir a recuperação e salvar vidas em perigo.
Durante a Sessão, alguns profissionais que se destacaram no exercício de suas atividades no Estado foram homenageados com placas e Certificados de Honra ao Mérito. Entre as homenageadas, a enfermeira Mercedes Gomes de Oliveira, que foi Secretária de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).
Rubilene, Enfermagem da FHAJ.