Saúde do Amazonas intensifica a realização de cirurgias na Fundação Hospital Adriano Jorge

 No total, 1,2 mil pacientes serão atendidos pela FHAJ até o final do ano 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHJA), inicia, dia 1º de maio, um projeto de intensificação de cirurgias eletivas de hérnia e vesícula. Ao todo, 1,2 mil pacientes serão atendidos pela FHAJ até o fim do ano em uma ação promovida pelo Governo do Amazonas para acelerar o atendimento cirúrgico na rede pública de saúde.   

O secretário de Saúde, Anoar Samad, destaca que esta ação de intensificação, também será realizada em outras unidades, onde os centros cirúrgicos serão otimizados para atender mais pacientes.

“Queremos acabar com essa fila de Hérnia e Vesícula. As doenças não param e precisamos sempre acelerar os atendimentos. Acabamos de realizar uma intensificação de cirurgias dermatológicas, pediátricas e consultas especializadas”, disse o secretário Anoar Samad. 

 A FHAJ realizou, nos 100 primeiros dias deste ano, 1785 procedimentos cirúrgicos, 28% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o total foi de 1.286. 

“É importante lembrar que a intensificação das cirurgias ocorrerá sem interferir nos procedimentos já agendados. A Fundação Hospital Adriano Jorge vai usar toda a capacidade do seu centro cirúrgico para garantir, com o apoio da Secretaria de Saúde e do Governo do Amazonas, o atendimento dos pacientes desde o pré-operatório até a alta”, ressaltou o diretor-presidente da unidade, médico Ayllon Menezes de Oliveira. 

A ação do governo do Amazonas pretende realizar até o final do ano 2 mil cirurgias.

Sobre o hospital 

O Hospital Adriano Jorge, que existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias ortopédicas, principalmente de vítimas de acidentes de trânsito. 

A Fundação realiza cirurgias eletivas, que são os procedimentos cirúrgicos programados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Neste caso, os procedimentos cirúrgicos são realizados quando os pacientes são enviados de outros hospitais e SPAs. 

TEXTO: Daniel Jordano

FOTOS: Daniel Jordano/ ASSCOM FHAJ